terça-feira, 29 de janeiro de 2013
A CRUZ E O PUNHAL
VEJA NESTE FILME O AMOR DE D EUS AGINDO EM UM HOMEM E O RESULTADO ( QUEM PLANTA COLHE )
acordando no inferno
VISITE-NOS AQUI A PORTA ESTA ABERTA PRA VOCE ! IGREJA PENTECOSTAL NOVA VIDA , AINDA DÁ TEMPO !
INFORMAÇOES ...F0NE 14 32392007 -BAURU SP BRASIL .
INFORMAÇOES ...F0NE 14 32392007 -BAURU SP BRASIL .
GUERRA NA MENTE VOCE X VOCE
Uma guerra ne mente voce contra voce
Dicionário diz ; Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário.
Milhares de cristãos estão perdendo a batalha travada x o adversário nos lugares celestiais, porque ainda não venceu a batalha em sua mente.
Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem colocado em nossas mentes.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças". Mc 12.30 Deus, s e importa como esta la dentro na sua "cachola" ,mente .
SEM CRESCIMENTO se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus. De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus. Para executar este mandamento , temos que prestar atenção à ao estado, açoes de nossa mente.
É impossível amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade.
"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1.8; outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida". A inconstância espiritual é resposta auma mente rompida , dividida .
um lado d amente procura agradar a Deus e, outra, tem comum acordo com o sistema deste mundo. "A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más". Cl. 1.21.
Apostolo Paulo nos diz claramente , antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus.
antes d e fazer , pensammos mesmo que rapido mas pensamos.
pv 23.7 assim como pensa aua alma( mente ) assim será ...
"Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente". Gn 6.5.
Voce que ja é crente optou por seguir a Cristo reconciliado com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, AGORA TEMOS AMENTED E CRISTO OU SEJA SEGUIR O QUE A BIBLIA PEDE.
PARA DEIXAR DEUS FELIZ CONTIGO É PRECISO PENSAR COMO ELE E FAZER . "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais". Ef. 2.3
=====================================================================================================A
parte 2
CARNE FISICO CORPO RECEBE ORDEM COMANDO DA MENTE
Entenda agora que a carne por si só não pode fazer nada, sem que primeiro, receba ordem de sua mente, que foi a primeira que desejou e cobiçou. O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem a sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo.
DE DUAS UMA
OU está em comunhão com Deus, ou comunhão com o mundo. "Pensai nas coisas que São de cima, e não nas que são da terra". Cl. 3.2 Deus espera que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do espírito.
Poder da ressurreição em nós que nos capacita a dirigir nossas mentes para as coisas de Deus. Quando a Bíblia diz: pense nas coisas lá de cima, não está dando uma sugestão, mas uma ordem.
S E ELE DIZ ASSIM É PORQUE TEMOS ESSE PODER FORÇA CAPACIDADE
Não vamos controlar nossos desejos e impulsos da carne se primeiro não tivermos o controle dos pensamentos que os ativam. A Bíblia diz como o homem pensa em seu coração indicando que quem controla sua mente terminará controlando também o seu corpo.
Observe não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.
não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.
"Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus". Hb 8.10
Hoje vivemos um novo pacto o qual foi instituído com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Este pacto é superior ao que foi instituído com Moisés no Sinai, porque promete uma transformação radical na pessoa que aceita.
como funciona este pacto nos dias atuais ;
Esse pacto se realiza à medida que a pessoa permite que Deus coloque Suas leis em nossa mente.
Perceba ... é importante receber a Palavra de Deus em nossa mente para que a mesma seja escrita em nosso coração.
Deus não faz nada em tua vida que você não deseje.
Quando há uma decisão de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar, Deus a coloca em tua mente e a escreve em seu coração. Alguns ficam se perguntando: "Será possível que um cristão possa sofrer qualquer influência de santanás em sua vida?".
ilusão uma fantasia espiritual
Há muitos cristão que vivem uma fantasia espiritual dizendo: "Se eu ignorar o diabo, ele vai me ignorar também. Santanás não pode entrar em nosso espírito, mas pode atacar nossa mente", por isto Paulo diz: "Não deis lugar o diabo". Ef 4.27 Tiago diz: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" . Tg 4.7 Satanás sabe que você jamais negará sua fé no Senhor Jesus Cristo, não pode entrar no seu espírito, por isso, tenta atingir sua mente. Satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Sabe que se conseguir manter sua fortaleza na mente do cristão, quatro coisas acontecerão:
1 - O espírito não tem liberdade de expressão;
2 - A pessoa não tem paz em seu relacionamento e comunhão com Deus;
3 - Sua mente será um instrumento para fazer o corpo pecar;
4 - Não há autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo.
Percebe a importância de entender o funcionamento da mente da pessoa que é nascida de novo? A mente é o campo principal da batalha dos filhos de Deus, ali se decide a vitória ou a derrota, se caminho em santidade ou caminho na carne, se terá um corpo sadio ou enfermo.
Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente, será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o diabo. Por que tenho lutas? Esta é uma das muitas perguntas que muitas pessoas sinceras se fazem, quando descobrem que a vida cristã nem sempre é um jardim de rosas.
Às vezes as pessoas não entendem este conflito, e têm optado por separar - se do serviço de Deus, porque satanás tem convencido que não são salvas, porque se fossem salvas não teriam tantas lutas. Meu propósito é conscientizá-lo da importância de renovar, santificar e ter uma mente de vitória. Lembre-se que Deus fez todas as provisões para que não haja derrota em tua vida cristã. Você pode ter vitória na batalha de tua mente, pois isto foi designado por Deus. Deus deseja que cada um dos Seus filhos tenha uma mente livre de toda influência satânica, a qual possa ser usada para pensar os pensamentos d Deus.
============================================================================
parte 3
Os seguidores de Jesus precisam ser encorajados a serem ousados ao enfrentar os inimigos de Deus. A Bíblia . Conforta os aflitos, sacode os preguiçosos e corrige os pecadores. Muitos de nós precisamos de todas estas coisas, uma vez ou outra. Aqueles que desejam agradar a Deus precisam ser encorajados a serem ousados ao enfrentar os inimigos de Deus e seus servos.
Aresposta certa Bíblia oferece . através de todo este grande livro, nos recordam que os servos de Deus, no final, vencem todas as guerras. Jeremias precisou tal encoraja-mento, quando ele começou seu trabalho de pregação ao povo cabeça-dura de Judá. As palavras de Deus a ele devem fortalecer-nos nestes dias: "Tu, pois, cinge os teus lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença. Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país; contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo
. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jeremias 1:17-19).
COMO ENFRENTAR AS TRIBULAÇÕES TRIBULAÇÃO: Aflição, adversidade moral CRENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. (Romanos 5. 3) A palavra “tribulação” refere-se a todos os tipos de provações que podem nos afligir. Isto inclui coisas como necessidades financeiras ou materiais, circunstâncias difíceis, tristeza, enfermidade, perseguição, maus tratos ou solidão.
Em meio a estas aflições, a graça de Deus nos capacita a buscar mais diligentemente a sua face e produz em nós um espírito e caráter perseverantes, que vencem as provações e as aflições da vida. A tribulação, ao invés de nos levar ao desespero e à desesperança, produz a paciência.
CRENDO QUE O SENHOR NÃO ESTÁ LONGE Por que, SENHOR, te conservas longe, E te escondes nas horas de tribulação? (Salmos 10. 1) Às vezes, podemos sentir a presença de Deus que nos abriga como um cobertor quente de amor e proteção. Em outras ocasiões, talvez não sintamos nada senão um silêncio estranho e deprimente. Salmos como esse nos mostram que tais sentimentos de abandono não são incomuns. Mas, como Davi nos faz lembrar em outro texto, podemos ter a certeza de que Deus está sempre conosco, não importa como nos sintamos. ORANDO E CRENDO QUE O SENHOR RESPONDE O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. Salmos 20. 1 Os salmos 20 e 21 são paralelos. São orações a Deus em torno da luta de seus fiéis contra seus inimigos. O Sl. 20 é uma oração antes da batalha; o Sl. 21 é um ato de louvor depois da batalha. Para o crente em Cristo, o Sl. 20 pode ser aplicado à sua luta espiritual. No presente, batalhamos contra as forças invisíveis, porém claramente reais, do mal, e ansiamos pela vitória sobre Satanás e os poderes demoníacos, e por ficarmos livres da presença deles. CRENDO QUE DEUS É SOCORRO PRESENTE Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. (Salmos 46. 1 ) Deus quer estar perto do seu povo e prover-lhe ajuda e consolo. Este salmo evidencia fé e confiança em Deus, em ocasiões de instabilidade e insegurança. (1) – Em Deus temos o poder e a capacidade de enfrentar as incertezas e lutas da vida. “Refúgio” fala de abrigo no perigo, mostrando que Deus é nossa real segurança nas tormentas da vida (ver Is. 4. 5, 6). “Fortaleza” refere-se à força divina na peleja do crente contra seus inimigos (21. 8; Êx. 15. 13) e inclui o poder de Deus que opera em nós (Cl. 1. 29) e nos capacita a vencer os obstáculos da vida. (2) Deus é “socorro bem presente nas tribulações”. Ele está ao alcance do seu povo e quer que busquemos seu socorro em qualquer momento de necessidade (Hb. 4. 16). Ele é suficiente em qualquer situação e nunca nos deixa só. Por isso, não precisamos temer. CRENDO QUE O SENHOR LIVRA Na sua aflição, clamaram ao SENHOR, e Ele os livrou da tribulação em que se encontravam. (Salmos 107. 6) Veja Salmos 107. 6, 10-17, 19, 28.
Como é difícil passar por momentos assim! Alguns problemas da vida são tão sérios que não nos deixam apenas tristes ou preocupados, mas profundamente angustiados. Num momento desses, muitas vezes pensamos que Deus não se importa mais conosco e que a nossa dor nunca passará, porque não há solução para o nosso problema. Leia o texto bíblico e descubra lições importantes que o ajudarão a lidar com os momentos de angústia:
(1) – Deus sabe que estamos sofrendo e está disposto a nos ouvir. Ore e abra o seu coração para o Senhor.
(2) – Pode ser que você se sinta culpado (veja os versículos 11-12). Confesse tudo ao Senhor. Ele o perdoa totalmente.
(3) – Deus permite momentos de angústias para o nosso próprio bem e crescimento. Vemos as coisas com outros olhos depois.
(4) – Lembre-se que, ainda que demore um pouco, esse momento vai passar.
(5) – Quatro vezes o salmo afirma: clamaram ao Senhor e Ele os livrou das suas tribulações (v.6, 13, 19 e 28).
=======================================================================
parte 4
CRENDO QUE DEUS CONSOLA PARA CONSOLARMOS A OUTROS Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, - que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. II Coríntios 1. 3 e 4 Muitos pensam que quando Deus nos consola, nossas dificuldades devem desaparecer.
Mas, se fosse sempre assim, as pessoas se voltariam a Deus somente com a intenção de serem aliviadas da dor, e não por amor a Ele.
Devemos entender que ser “consolado” pode também significar receber forças, encorajamento e esperança para lidar com as nossas dificuldades.
Quanto mais sofremos, mais conforto Deus nos dá. Se você estiver se sentindo subjugado, permita que Deus lhe console.
Lembre-se de que, a cada prova que enfrentar, você confortará outras pessoas que estão sofrendo dificuldades semelhantes às suas. SOFRENDO TRIBULAÇÕES, PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos.
Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, - fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. (Atos 14. 21 e 22) Aqueles que se dedicam a Cristo como Senhor, e que um dia entrarão no Reino do Céu, hão de sofrer “muitas tribulações” ao longo do seu caminho. Por viverem em meio a um mundo hostil, têm que se engajar na guerra espiritual contra o pecado e o poder de satanás (Ef. 6.12; cf. Rm. 8.17; 2 Ts. 1. 4-7; 2 Tm. 2. 12).
Por outro lado, a vida verdadeiramente cristã é uma contínua batalha contra os poderes do mal. (1) – Os que são fiéis a Cristo, à sua Palavra e aos caminhos de justiça, terão problemas e aflições neste mundo (Jo. 16. 33). Somente o “crente” morno ou de meio termo viverá em paz com este mundo (cf. Ap. 3. 14-17). (2) – O presente mundo ímpio, bem como os falsos crentes, continuarão como adversários do evangelho de Cristo até quando o Senhor derrubar o sistema maligno deste mundo, na sua vinda (Ap. 19, 20).
a esperança do crente “está reservada nos céus” (Colossenses 1:5) e está “já prestes para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1:5) Sua esperança não consiste nesta vida, nem neste mundo, mas no aparecimento do seu Salvador para levá-lo para si: "NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:1-3) "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." (1 João 3:2-3)
Dicionário diz ; Guerra é um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário.
Milhares de cristãos estão perdendo a batalha travada x o adversário nos lugares celestiais, porque ainda não venceu a batalha em sua mente.
Não podemos conquistar as fortalezas espirituais em lugares celestiais, sem que primeiro tenhamos conquistados as fortalezas espirituais que satanás tem colocado em nossas mentes.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento (mente) e de todas as tuas forças". Mc 12.30 Deus, s e importa como esta la dentro na sua "cachola" ,mente .
SEM CRESCIMENTO se nossa mente não se colocar em harmonia com Deus. De todos os seres criados, o homem é o único que tem capacidade de pensar, porque é o único que foi feito à imagem e semelhança de Deus. Para executar este mandamento , temos que prestar atenção à ao estado, açoes de nossa mente.
É impossível amar ao Senhor com toda a nossa mente se uma parte dela, todavia, não se submete à Sua vontade.
"O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos". Tg. 1.8; outra versão diz: "O homem de mente dobre é um homem com mente dividida". A inconstância espiritual é resposta auma mente rompida , dividida .
um lado d amente procura agradar a Deus e, outra, tem comum acordo com o sistema deste mundo. "A vós também que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento (mente) pelas vossas obras más". Cl. 1.21.
Apostolo Paulo nos diz claramente , antes de sermos salvos, nossa mente estava em inimizade com Deus, ao pensar independentemente de Deus.
antes d e fazer , pensammos mesmo que rapido mas pensamos.
pv 23.7 assim como pensa aua alma( mente ) assim será ...
"Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente". Gn 6.5.
Voce que ja é crente optou por seguir a Cristo reconciliado com Deus por meio do sangue de Jesus Cristo, AGORA TEMOS AMENTED E CRISTO OU SEJA SEGUIR O QUE A BIBLIA PEDE.
PARA DEIXAR DEUS FELIZ CONTIGO É PRECISO PENSAR COMO ELE E FAZER . "Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos, e éramos por natureza filhos da ira como também os demais". Ef. 2.3
=====================================================================================================A
parte 2
CARNE FISICO CORPO RECEBE ORDEM COMANDO DA MENTE
Entenda agora que a carne por si só não pode fazer nada, sem que primeiro, receba ordem de sua mente, que foi a primeira que desejou e cobiçou. O cristão tem a vantagem de poder controlar seus pensamentos porque tem a sua disposição a vida de Deus, a Palavra e o Espírito Santo.
DE DUAS UMA
OU está em comunhão com Deus, ou comunhão com o mundo. "Pensai nas coisas que São de cima, e não nas que são da terra". Cl. 3.2 Deus espera que as pessoas que nasceram de novo coloquem sua mente nas coisas do espírito.
Poder da ressurreição em nós que nos capacita a dirigir nossas mentes para as coisas de Deus. Quando a Bíblia diz: pense nas coisas lá de cima, não está dando uma sugestão, mas uma ordem.
S E ELE DIZ ASSIM É PORQUE TEMOS ESSE PODER FORÇA CAPACIDADE
Não vamos controlar nossos desejos e impulsos da carne se primeiro não tivermos o controle dos pensamentos que os ativam. A Bíblia diz como o homem pensa em seu coração indicando que quem controla sua mente terminará controlando também o seu corpo.
Observe não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.
não podemos amar a Deus, com o nosso corpo, sem que tenhamos amado com a mente.
"Ora, este é o pacto que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor; porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; Eu serei o seu Deus". Hb 8.10
Hoje vivemos um novo pacto o qual foi instituído com a morte e ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Este pacto é superior ao que foi instituído com Moisés no Sinai, porque promete uma transformação radical na pessoa que aceita.
como funciona este pacto nos dias atuais ;
Esse pacto se realiza à medida que a pessoa permite que Deus coloque Suas leis em nossa mente.
Perceba ... é importante receber a Palavra de Deus em nossa mente para que a mesma seja escrita em nosso coração.
Deus não faz nada em tua vida que você não deseje.
Quando há uma decisão de colocar a Palavra de Deus em primeiro lugar, Deus a coloca em tua mente e a escreve em seu coração. Alguns ficam se perguntando: "Será possível que um cristão possa sofrer qualquer influência de santanás em sua vida?".
ilusão uma fantasia espiritual
Há muitos cristão que vivem uma fantasia espiritual dizendo: "Se eu ignorar o diabo, ele vai me ignorar também. Santanás não pode entrar em nosso espírito, mas pode atacar nossa mente", por isto Paulo diz: "Não deis lugar o diabo". Ef 4.27 Tiago diz: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" . Tg 4.7 Satanás sabe que você jamais negará sua fé no Senhor Jesus Cristo, não pode entrar no seu espírito, por isso, tenta atingir sua mente. Satanás conhece muito bem o funcionamento da mente humana. Sabe que se conseguir manter sua fortaleza na mente do cristão, quatro coisas acontecerão:
1 - O espírito não tem liberdade de expressão;
2 - A pessoa não tem paz em seu relacionamento e comunhão com Deus;
3 - Sua mente será um instrumento para fazer o corpo pecar;
4 - Não há autoridade espiritual para lutar contra as obras do diabo.
Percebe a importância de entender o funcionamento da mente da pessoa que é nascida de novo? A mente é o campo principal da batalha dos filhos de Deus, ali se decide a vitória ou a derrota, se caminho em santidade ou caminho na carne, se terá um corpo sadio ou enfermo.
Aquele que ocupa o maior tempo em tua mente, será quem terá controle para levar vantagem em seu reino. Você decide se é Deus ou o diabo. Por que tenho lutas? Esta é uma das muitas perguntas que muitas pessoas sinceras se fazem, quando descobrem que a vida cristã nem sempre é um jardim de rosas.
Às vezes as pessoas não entendem este conflito, e têm optado por separar - se do serviço de Deus, porque satanás tem convencido que não são salvas, porque se fossem salvas não teriam tantas lutas. Meu propósito é conscientizá-lo da importância de renovar, santificar e ter uma mente de vitória. Lembre-se que Deus fez todas as provisões para que não haja derrota em tua vida cristã. Você pode ter vitória na batalha de tua mente, pois isto foi designado por Deus. Deus deseja que cada um dos Seus filhos tenha uma mente livre de toda influência satânica, a qual possa ser usada para pensar os pensamentos d Deus.
============================================================================
parte 3
Os seguidores de Jesus precisam ser encorajados a serem ousados ao enfrentar os inimigos de Deus. A Bíblia . Conforta os aflitos, sacode os preguiçosos e corrige os pecadores. Muitos de nós precisamos de todas estas coisas, uma vez ou outra. Aqueles que desejam agradar a Deus precisam ser encorajados a serem ousados ao enfrentar os inimigos de Deus e seus servos.
Aresposta certa Bíblia oferece . através de todo este grande livro, nos recordam que os servos de Deus, no final, vencem todas as guerras. Jeremias precisou tal encoraja-mento, quando ele começou seu trabalho de pregação ao povo cabeça-dura de Judá. As palavras de Deus a ele devem fortalecer-nos nestes dias: "Tu, pois, cinge os teus lombos, dispõe-te e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te infunda espanto na sua presença. Eis que hoje te ponho por cidade fortificada, por coluna de ferro e por muros de bronze, contra todo o país; contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes e contra o seu povo
. Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar" (Jeremias 1:17-19).
COMO ENFRENTAR AS TRIBULAÇÕES TRIBULAÇÃO: Aflição, adversidade moral CRENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ PERSEVERANÇA E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência. (Romanos 5. 3) A palavra “tribulação” refere-se a todos os tipos de provações que podem nos afligir. Isto inclui coisas como necessidades financeiras ou materiais, circunstâncias difíceis, tristeza, enfermidade, perseguição, maus tratos ou solidão.
Em meio a estas aflições, a graça de Deus nos capacita a buscar mais diligentemente a sua face e produz em nós um espírito e caráter perseverantes, que vencem as provações e as aflições da vida. A tribulação, ao invés de nos levar ao desespero e à desesperança, produz a paciência.
CRENDO QUE O SENHOR NÃO ESTÁ LONGE Por que, SENHOR, te conservas longe, E te escondes nas horas de tribulação? (Salmos 10. 1) Às vezes, podemos sentir a presença de Deus que nos abriga como um cobertor quente de amor e proteção. Em outras ocasiões, talvez não sintamos nada senão um silêncio estranho e deprimente. Salmos como esse nos mostram que tais sentimentos de abandono não são incomuns. Mas, como Davi nos faz lembrar em outro texto, podemos ter a certeza de que Deus está sempre conosco, não importa como nos sintamos. ORANDO E CRENDO QUE O SENHOR RESPONDE O SENHOR te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança. Salmos 20. 1 Os salmos 20 e 21 são paralelos. São orações a Deus em torno da luta de seus fiéis contra seus inimigos. O Sl. 20 é uma oração antes da batalha; o Sl. 21 é um ato de louvor depois da batalha. Para o crente em Cristo, o Sl. 20 pode ser aplicado à sua luta espiritual. No presente, batalhamos contra as forças invisíveis, porém claramente reais, do mal, e ansiamos pela vitória sobre Satanás e os poderes demoníacos, e por ficarmos livres da presença deles. CRENDO QUE DEUS É SOCORRO PRESENTE Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. (Salmos 46. 1 ) Deus quer estar perto do seu povo e prover-lhe ajuda e consolo. Este salmo evidencia fé e confiança em Deus, em ocasiões de instabilidade e insegurança. (1) – Em Deus temos o poder e a capacidade de enfrentar as incertezas e lutas da vida. “Refúgio” fala de abrigo no perigo, mostrando que Deus é nossa real segurança nas tormentas da vida (ver Is. 4. 5, 6). “Fortaleza” refere-se à força divina na peleja do crente contra seus inimigos (21. 8; Êx. 15. 13) e inclui o poder de Deus que opera em nós (Cl. 1. 29) e nos capacita a vencer os obstáculos da vida. (2) Deus é “socorro bem presente nas tribulações”. Ele está ao alcance do seu povo e quer que busquemos seu socorro em qualquer momento de necessidade (Hb. 4. 16). Ele é suficiente em qualquer situação e nunca nos deixa só. Por isso, não precisamos temer. CRENDO QUE O SENHOR LIVRA Na sua aflição, clamaram ao SENHOR, e Ele os livrou da tribulação em que se encontravam. (Salmos 107. 6) Veja Salmos 107. 6, 10-17, 19, 28.
Como é difícil passar por momentos assim! Alguns problemas da vida são tão sérios que não nos deixam apenas tristes ou preocupados, mas profundamente angustiados. Num momento desses, muitas vezes pensamos que Deus não se importa mais conosco e que a nossa dor nunca passará, porque não há solução para o nosso problema. Leia o texto bíblico e descubra lições importantes que o ajudarão a lidar com os momentos de angústia:
(1) – Deus sabe que estamos sofrendo e está disposto a nos ouvir. Ore e abra o seu coração para o Senhor.
(2) – Pode ser que você se sinta culpado (veja os versículos 11-12). Confesse tudo ao Senhor. Ele o perdoa totalmente.
(3) – Deus permite momentos de angústias para o nosso próprio bem e crescimento. Vemos as coisas com outros olhos depois.
(4) – Lembre-se que, ainda que demore um pouco, esse momento vai passar.
(5) – Quatro vezes o salmo afirma: clamaram ao Senhor e Ele os livrou das suas tribulações (v.6, 13, 19 e 28).
=======================================================================
parte 4
CRENDO QUE DEUS CONSOLA PARA CONSOLARMOS A OUTROS Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, - que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. II Coríntios 1. 3 e 4 Muitos pensam que quando Deus nos consola, nossas dificuldades devem desaparecer.
Mas, se fosse sempre assim, as pessoas se voltariam a Deus somente com a intenção de serem aliviadas da dor, e não por amor a Ele.
Devemos entender que ser “consolado” pode também significar receber forças, encorajamento e esperança para lidar com as nossas dificuldades.
Quanto mais sofremos, mais conforto Deus nos dá. Se você estiver se sentindo subjugado, permita que Deus lhe console.
Lembre-se de que, a cada prova que enfrentar, você confortará outras pessoas que estão sofrendo dificuldades semelhantes às suas. SOFRENDO TRIBULAÇÕES, PARA ENTRAR NO REINO DE DEUS Eles pregaram as boas novas naquela cidade e fizeram muitos discípulos.
Então voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, - fortalecendo os discípulos e encorajando-os a permanecer na fé, dizendo: “É necessário que passemos por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus”. (Atos 14. 21 e 22) Aqueles que se dedicam a Cristo como Senhor, e que um dia entrarão no Reino do Céu, hão de sofrer “muitas tribulações” ao longo do seu caminho. Por viverem em meio a um mundo hostil, têm que se engajar na guerra espiritual contra o pecado e o poder de satanás (Ef. 6.12; cf. Rm. 8.17; 2 Ts. 1. 4-7; 2 Tm. 2. 12).
Por outro lado, a vida verdadeiramente cristã é uma contínua batalha contra os poderes do mal. (1) – Os que são fiéis a Cristo, à sua Palavra e aos caminhos de justiça, terão problemas e aflições neste mundo (Jo. 16. 33). Somente o “crente” morno ou de meio termo viverá em paz com este mundo (cf. Ap. 3. 14-17). (2) – O presente mundo ímpio, bem como os falsos crentes, continuarão como adversários do evangelho de Cristo até quando o Senhor derrubar o sistema maligno deste mundo, na sua vinda (Ap. 19, 20).
a esperança do crente “está reservada nos céus” (Colossenses 1:5) e está “já prestes para se revelar no último tempo” (1 Pedro 1:5) Sua esperança não consiste nesta vida, nem neste mundo, mas no aparecimento do seu Salvador para levá-lo para si: "NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também." (João 14:1-3) "Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro." (1 João 3:2-3)
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
O Segredo de Obede-Edom
O Segredo de Obede-Edom
I Crônicas 13.12,13,14 12. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? 13. Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. 14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.
responsabilidade espiritual ainda maior dentro da casa de Deus
O QUE É A SHEKINAH Quando o Senhor Jeová manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO
QUEM ERA OBEDE-EDOM A Bíblia diz que quando no meio do caminho uma catástrofe acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava a beira do caminho.
A Bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem? OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.
Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época, humilhado pelos chamados “povo de Deus, os crentes ”, os Israelitas, desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril,não residia na cidade, morava num casebre beira de uma estrada, descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias, mas veremos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores.
A CATASTROFE OCORRIDA NO MEIO DO CAMINHO Lemos que quando o rei Davi assumiu o reinado em Israel, logo ele DECIDE BUSCAR A Arca do Senhor que estava há muitos e muitos anos, longe de seu lugar, estava na casa de Abinadabe, homem que tinha dois filhos, Uzá e Aiô. Davi parte cheio de pressa e boa intenção, mas se esquece que a pressa é inimiga da perfeição e que de boas intenções o inferno está cheiro.
Chega à casa de Abinadabe e leva a arca de forma errônea, e em dão momento Jeová de ira e um dos bois tropeça, e Uzá toca na Arca e é fulminado pela presença de Deus, onde suas entranhas são expostas diante de todos. Então o rei Davi para e todos ficam amedrontados com o ocorrido e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa humilde vida: COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR? Que traduzindo para nossos dias seria: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR? Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe, todos pararam no caminho e uma questão ficou em evidencia, de que tudo estava errado. Mas Davi dá uma olhada de lado e vê uma tapera, uma casinha de pau-a-pique, e como uma fumaça saia da chaminé, Davi viu que alguém estava em casa.
Davi se dirige para a tapera e bate na porta. Uma mulher raquítica, com olhos no fundo, o atende e logo vê que se tratava do novo rei de Israel, então ela dá um grito e chama seu marido, o nome dele é Obede-Edom, que ao ouvir o grito de sua amada vem correndo, e se depara com o rei Davi que lhe conta o ocorrido e lhe informa o que era A ARCA DO SENHOR. Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos de que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Judá, como um Edomita seria poupado? Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Mas antes de sair o rei Davi lhe informa que logo que pudesse voltaria para recuperar a Arca, pois ela era a presença de Deus, a Shekinah do Senhor. Obede-Edom concorda.
Então o rei e toda sua comitiva, toda sua orquestra, voltam para Jerusalém, tristes e cabisbaixos, pois não puderam levar a presença de Deus e em suas mentes a pergunta continuava a soar cada vez em tom mais alto: COMO TRAREMOS A NÓS A SHEKINAH DO SENHOR? Mas ela, a Arca do Senhor, a Presença de Jeová, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo não sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Então lemos no vr. 14 que por três meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abençoou tudo, tudo, mas tudo o que Obede-Edom possuía.
A SHEKINAH DE DEUS NA CASA DE OBEDE-EDOM Quando a Arca, que é a presença de Deus, chega à casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso, sem preço, a SHEKINAH DO SENHOR. Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor a Shekinah, a colocando em local de destaque. Penso que quando Obede-Edom se levantava, se é que conseguia dormir, a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para se aproximar, e sua esposa fazia o mesmo.
Também quando ele chegava de seus trabalhos ele logo ia orar ao Deus de Israel diante da Arca, e sempre que passava pela sua sala lá estava ela, a presença de Deus bem no meio de sua sala. Havia uma grande reverência para com a Shekinah do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta freqüência no meio das igrejas de hoje, pois mais nos parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom. Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas: sentimental, física e espiritual, então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.
O PRIMEIRO MÊS – A ÁREA SENTIMENTAL O primeiro mês foi lindo, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, a presença de Deus deve estar nas estruturas, e a vida amorosa, sentimental e sexual daquele casal é abalada pela presença de Deus. Antes, tudo que ele sentia pela sua esposa era pena, desprezo, indiferença, agora um amor extremo começa a renascer entre os dois, e tudo se torna amor, desejo, afeto, carinho, respeito. Você consegue imaginar a alegria de Obede-Edom em voltar para casa depois de um dia de trabalho, e mesmo a sua roça não dando nada, e seus animais também inférteis nada produzindo, Obede-Edom sorria, pois algo voltou a brotar em seu coração, e isso ele sabia que devia a poderosa SHEKNAH DO SENHOR. Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência. E Obede-Edom começa a reverenciar ainda mais a SHEKINAH DO SENHOR em sua casa, e então passamos para o segundo mês.
O SEGUNDO MÊS – A ÁREA FÍSICA Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês onde já com a sua vida sentimental restaurada, Jeová passa a agir na vida física ou material, que é a mesma coisa, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR! Obede-Edom e sua esposa já haviam percebido que a presença de Deus que estava em sua casa e realizava maravilhas.
E seus animais começaram a se reproduzirem, e sua terra começou a germinar, e ele começou a ficar próspero. Deus estava dando para um escravo edomita, natural de Gate uma riqueza que ele ainda não havia provado, por que o que você conquista está sujeito a acabar, mas o que Deus dá ninguém toma e nem se acaba. Porém uma angustia pairava agora no coração de Obede-Edom e sua amada esposa, eles se recordaram de que o rei Davi disse que voltaria para buscar a Arca e leva-la para o Santuário feito para ela. Isso agora incomodava aquela casa, mas em momento algum se deixou de ter reverência com a SHEKINAH DO SENHOR.
O TERCEIRO MÊS – A ÁREA ESPIRITUAL Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico. No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal.
Hoje as pessoas vão aos chamados “cultos ao Senhor” e ficam olhando o relógio, desejando irem embora, não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos “cultos” e nem se lembram mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah. Somo todos idiotas! Com certeza foi o melhor dos três meses, pois o amor era real e intenso, mas por outro lado também foi o pior dos três meses, pois algo já falava ao coração de Obede-Edom que estava chegando a hora de ser levada a Arca do Senhor.
O SEGREDO DE OBEDE-EDOM Certo dia, quando Obede-Edom estava na roça, ele ouve um sons como de muitos cavalos, e na porta da cozinha um grito chamando por ele, era a sua esposa. Obede-Edom vem correndo largando tudo para traz e ao chegar era o rei Davi que quase não acredita no que vê, era tanta prosperidade, e ainda tinha filhos correndo pela casa. Davi olha para Obede-Edom e diz ter ficado sabendo que Deus tinha abençoado tudo quanto ele tinha, e Obede-Edom diz ser verdade, e o rei Davi completa dizendo que iria levar a Arca do Senhor, e Obede-Edom naquele momento diz algo ao rei com todo coragem, preste bem atenção: __ Rei meu! A Arca do Senhor vai contigo, mas eu irei junto da Arca.
Obede-Edom tomou uma decisão e com certeza sua esposa concordou. Eles iriam deixar tudo para estarem perto da SHEKINAH DO SENHOR. Esse é o segredo de Obede-Edom ele está sempre perto da SHEKINAH DO SENHOR. Outrora, um escravo edomita, pobre inimigo de Israel, descendente de Esaú, que negou a benção, e natural da cidade de Gate, de onde veio o inimigo gigante de Israel, mas agora um rico fazendeiro próspero e abençoado que deixava tudo para traz para andar junto da SHEKINAH DO SENHOR. Veja a vida de Obede-Edom.
1. PRIMEIRO ATO DE UM ADORADOR Em I Crônicas 15: 17 e 18, vemos que Obede-Edom se tornou um porteiro do Santuário do Senhor. Ele amava tanto a Shekinah que pediu ao rei Davi que o deixasse ficar perto da Arca, e então ele se faz um porteiro, que agora ainda que pelas frestas das portas ele contemplasse a Presença de Deus. Hoje muitos querem tomar lugares de pastores, querem subir nos púlpitos pisando em seus irmãos, ao invés de começarem pelo começo.
2. SEGUNDO ATO DE UM ADORADOR Em I Crônicas 15: 19 a 21, são enumerados e contados agora os músicos que tocavam diante da Arca do Senhor e lá aparece Obede-Edom entre eles. Ele que era um “Zé ninguém” agora pediu para ser um músico, aprendendo a tocar uma harpa. Creio que pelo esforço possa ser até o rei Davi que o tenha ensinado. Não despreze sua função, ainda que lhe pareça a menor, pois o crescimento só virá através de sua fidelidade ao Senhor. É por isso que Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Saiba de uma coisa, você não precisa que seu pastor te veja que seu líder te veja, mas todos nós precisamos somente que o Senhor nos veja o adorando.
3. TERCEIRO ATO DE UM ADORADOR Agora em I Crônicas 15: 24, mais uma vez Obede-Edom é visto, só que agora não como um músico que tocava diante da Arca do Senhor, mas agora ele é um guardião da Arca do Senhor. Ele está a todo tempo perto daquilo que mudou de uma vez por todas a sua vida, a SHEKINAH DO SENHOR.
Muitos te discriminam por ter vindo de uma terra pobre, ou por que seu sobre nome não é conhecido, mas isso não importa. Se chamar Obede-Edom, era agora um orgulho e não mais uma vergonha. Seja você mesmo, mas seja um adorador da SHEKINAH DO SENHOR, pois no momento certo Ele, o Senhor te exaltará, e te colocará em local de destaque.
4. QUARTO ATO DE UM ADORADOR Veja I Crônicas 16: 4 e 5, que agora se colocaram alguns Ministros para adorarem e levarem todos a adorarem, e entre os ministro aparece ele, Obede-Edom, que deixou de ser um guardião da Arca e passou a ser um Ministro de adoração, liderado por Asafe. Veja a persistência de um adorador que realmente ama a SHEKINAH DO SENHOR, e se importa com ela, e talvez você mude sua vida e procure abraçar o segredo que mudou a vida de Obede-Edom.
5. QUINTO ATO DE UM ADORADOR I Crônicas 16: 37 e 38, agora o incansável adorador que era liderado por Asafe, deixa de ser somente um Ministro de adoração e passa a ser um líder de sessenta e oito pessoas (68), você entendeu? Aquele por quem não se dava nada, agora é grande na presença da obra e da SHEKINAH DO SENHOR, mas como eu agora conheço a Obede-Edom, sei que ele não pararia aqui, pois o verdadeiro adorador é insaciável. Venha e ainda que você seja um “Obede-Edom” onde você está, levante e busque a Presença de Deus.
6. SEXTO PASSO DE UM ADORADOR II Crônicas 25: 24, a confiança de um adorador não tem preço, pois vemos que Obede-Edom se tornou um tesoureiro do ouro e da prata que pertenciam ao Santuário. Dentre todas as pessoas ali junto ao rei Davi, o escolhido para controlar o tesouro do santuário foi Obede-Edom, e pasme você no que vou lhe informar agora. Segundo estudos o tesouro do Santuário do Senhor que estava sob a responsabilidade de Obede-Edom corrigidos par nossos dias chegaria a cerca de S$3.000.000.000,00 (três bilhões de dólares).
OS FILHOS DE OBEDE-EDOM Eu disse no começo que mesmo na penumbra da solidão daquela estrada, nos dias frios ao lado de uma esposa fria, vivendo na pobreza e na miséria ele clamava ao Deus do céu e da terra, e isso ele mostra no seu fruto, pois veja que foram seus filhos depois da SHEKINAH DO SENHOR entrou em sua casa. Os filhos de Obede-Edom e seus nomes: Semaías - Ouvido por Jeová; Jozabade – Jeová quem me deu; Joá – Jeová é meu irmão; Natanael – Meu amigo é Deus; Amiel – existe recompensa; Issacar – Portador do salário. Talvez lhe interesse o significado dos nomes dos netos de Obede-Edom, mas isso você terá que pesquisar.
CONCLUSÃO Quero que com esta mensagem você caro irmão leitor saiba que não importa para Deus o tamanho de sua empresa, ou quantos diplomas você tem na parede de sua casa, ou muito menos o tamanho de sua conta bancária, mas o que importa para Deus é um coração sedento da sua Presença. No começo Obede-Edom não era ninguém, parecia esquecido, mas os olhos de Deus que percorre toda terra estavam sobre ele e sua amada esposa.
Quando eu chegar ao céu quero dar um forte beijo em Obede-Edom, e elogia-lo por ter sido um tão grande adorador da SHEKINAH DO SENHOR. Mas saiba de uma coisa, eu e você também podemos ser como Obede-Edom, basta desejarmos a SHEKINAH DO SENHOR em nossas casas. O segredo foi revelado.
I Crônicas 13.12,13,14 12. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus? 13. Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu. 14. Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o SENHOR abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.
responsabilidade espiritual ainda maior dentro da casa de Deus
O QUE É A SHEKINAH Quando o Senhor Jeová manda que Moisés construa a Arca do Senhor, Ele diz que a sua PRESENÇA iria com o povo. Então a Arca do Senhor representava a presença do Senhor no meio do povo. A palavra SHEKINAH é hebraica que significa PRESENÇA, então a SHEKINAH não é a GLÓRIA DO
QUEM ERA OBEDE-EDOM A Bíblia diz que quando no meio do caminho uma catástrofe acontece com um homem da tribo de Judá, filho de Abinadabe, chamado Uzá, o rei Davi deixa de levar a arca e a coloca em uma casa que estava a beira do caminho.
A Bíblia nos relata que Obede-Edom morava na beira da estrada que levava a Jerusalém. Mas quem realmente era este homem? OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem era um descendente dos Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.
Então estamos falando de alguém rejeitado pela sociedade da época, humilhado pelos chamados “povo de Deus, os crentes ”, os Israelitas, desprezado por todos, que tinha uma esposa estéril, animais estéril,não residia na cidade, morava num casebre beira de uma estrada, descendente dos inimigos de Israel, natural da cidade de Golias, mas veremos que era alguém que orava e buscava ao verdadeiro Senhor dos senhores.
A CATASTROFE OCORRIDA NO MEIO DO CAMINHO Lemos que quando o rei Davi assumiu o reinado em Israel, logo ele DECIDE BUSCAR A Arca do Senhor que estava há muitos e muitos anos, longe de seu lugar, estava na casa de Abinadabe, homem que tinha dois filhos, Uzá e Aiô. Davi parte cheio de pressa e boa intenção, mas se esquece que a pressa é inimiga da perfeição e que de boas intenções o inferno está cheiro.
Chega à casa de Abinadabe e leva a arca de forma errônea, e em dão momento Jeová de ira e um dos bois tropeça, e Uzá toca na Arca e é fulminado pela presença de Deus, onde suas entranhas são expostas diante de todos. Então o rei Davi para e todos ficam amedrontados com o ocorrido e Davi diz uma frase que devemos repetir todos os dias de nossa humilde vida: COMO TRAREI A MIM A ARCA DO SENHOR? Que traduzindo para nossos dias seria: COMO TRAREI A MIM A PRESENÇA DO SENHOR? Diante do fato ocorrido com o filho de Abinadabe, todos pararam no caminho e uma questão ficou em evidencia, de que tudo estava errado. Mas Davi dá uma olhada de lado e vê uma tapera, uma casinha de pau-a-pique, e como uma fumaça saia da chaminé, Davi viu que alguém estava em casa.
Davi se dirige para a tapera e bate na porta. Uma mulher raquítica, com olhos no fundo, o atende e logo vê que se tratava do novo rei de Israel, então ela dá um grito e chama seu marido, o nome dele é Obede-Edom, que ao ouvir o grito de sua amada vem correndo, e se depara com o rei Davi que lhe conta o ocorrido e lhe informa o que era A ARCA DO SENHOR. Talvez se fosse eu ou você, ao sabermos de que Deus matou Uzá só por tocar na Arca, e ainda era da tribo de Judá, como um Edomita seria poupado? Mas mesmo assim Obede-Edom aceita e recebe a Arca do Senhor. Mas antes de sair o rei Davi lhe informa que logo que pudesse voltaria para recuperar a Arca, pois ela era a presença de Deus, a Shekinah do Senhor. Obede-Edom concorda.
Então o rei e toda sua comitiva, toda sua orquestra, voltam para Jerusalém, tristes e cabisbaixos, pois não puderam levar a presença de Deus e em suas mentes a pergunta continuava a soar cada vez em tom mais alto: COMO TRAREMOS A NÓS A SHEKINAH DO SENHOR? Mas ela, a Arca do Senhor, a Presença de Jeová, ficou na casa de um casal pobre, humilde, que morava a beira da estrada. O que Davi e todo o povo não sabiam era que Deus tinha um plano na vida de Obede-Edom. Então lemos no vr. 14 que por três meses a arca ficou na casa de Obede-Edom e Deus abençoou tudo, tudo, mas tudo o que Obede-Edom possuía.
A SHEKINAH DE DEUS NA CASA DE OBEDE-EDOM Quando a Arca, que é a presença de Deus, chega à casa de Abinadabe, com o passar do tempo ele e seus filhos se acostumam com a presença de Deus, e quando isso acontece, passam a não dar mais o devido valor naquilo que é valioso, sem preço, a SHEKINAH DO SENHOR. Mas quando na casa de Obede-Edom, ele procura a dar o devido valor a Shekinah, a colocando em local de destaque. Penso que quando Obede-Edom se levantava, se é que conseguia dormir, a primeira coisa que fazia era ir ver a Arca em sua sala e se curvava para se aproximar, e sua esposa fazia o mesmo.
Também quando ele chegava de seus trabalhos ele logo ia orar ao Deus de Israel diante da Arca, e sempre que passava pela sua sala lá estava ela, a presença de Deus bem no meio de sua sala. Havia uma grande reverência para com a Shekinah do Senhor na casa de Obede-Edom, algo que não vemos mais com tanta freqüência no meio das igrejas de hoje, pois mais nos parecemos com a casa de Abinadabe, do que com a casa de Obede-Edom. Mas o relato é que Deus abençoou tudo quanto havia na casa de Obede-Edom, e não é difícil de imaginar que eles estavam deficientes nas áreas: sentimental, física e espiritual, então vendo Deus que havia uma reverência pela sua SHEKINAH, Ele começa a agir na casa do escravo edomita que era natural de Gate. E assim aconteceu durante três meses.
O PRIMEIRO MÊS – A ÁREA SENTIMENTAL O primeiro mês foi lindo, pois Deus concerta a vida de Obede-Edom e sua esposa, a presença de Deus deve estar nas estruturas, e a vida amorosa, sentimental e sexual daquele casal é abalada pela presença de Deus. Antes, tudo que ele sentia pela sua esposa era pena, desprezo, indiferença, agora um amor extremo começa a renascer entre os dois, e tudo se torna amor, desejo, afeto, carinho, respeito. Você consegue imaginar a alegria de Obede-Edom em voltar para casa depois de um dia de trabalho, e mesmo a sua roça não dando nada, e seus animais também inférteis nada produzindo, Obede-Edom sorria, pois algo voltou a brotar em seu coração, e isso ele sabia que devia a poderosa SHEKNAH DO SENHOR. Agora sua esposa começa a lhe gerar filhos, filhos estes que veremos mais a frente. Ela lhe dá aquilo que todo pai queria filhos para sua posteridade, agora ele já não seria humilhado por esta deficiência. E Obede-Edom começa a reverenciar ainda mais a SHEKINAH DO SENHOR em sua casa, e então passamos para o segundo mês.
O SEGUNDO MÊS – A ÁREA FÍSICA Trinta dias se passaram e entramos no segundo mês onde já com a sua vida sentimental restaurada, Jeová passa a agir na vida física ou material, que é a mesma coisa, e então um belo dia Obede-Edom chega em casa com muitas espigas de milho em uma sacola e um carneirinho nos braços. Sua esposa vendo aquilo quase não acredita e mesmo assim faz uma pergunta idiota: O QUE É ISSO MEU MARIDO? E ele responde: SÓ PODE SER A SHEKINAH DO SENHOR! Obede-Edom e sua esposa já haviam percebido que a presença de Deus que estava em sua casa e realizava maravilhas.
E seus animais começaram a se reproduzirem, e sua terra começou a germinar, e ele começou a ficar próspero. Deus estava dando para um escravo edomita, natural de Gate uma riqueza que ele ainda não havia provado, por que o que você conquista está sujeito a acabar, mas o que Deus dá ninguém toma e nem se acaba. Porém uma angustia pairava agora no coração de Obede-Edom e sua amada esposa, eles se recordaram de que o rei Davi disse que voltaria para buscar a Arca e leva-la para o Santuário feito para ela. Isso agora incomodava aquela casa, mas em momento algum se deixou de ter reverência com a SHEKINAH DO SENHOR.
O TERCEIRO MÊS – A ÁREA ESPIRITUAL Aquele que era desprezado, agora é destacado, aquele que era o menor agora esta entre os maiores, o escravo foi abençoado, o pobre ficou rico. No terceiro mês um amor extraordinário invadiu os corações de Obede-Edom e sua esposa, pois eles não mais conseguiam sair de perto da Arca do Senhor, e nesse momento Deus começa a mudar a vida espiritual daquele casal.
Hoje as pessoas vão aos chamados “cultos ao Senhor” e ficam olhando o relógio, desejando irem embora, não há mais amor pela presença de Deus, e pior, saem dos “cultos” e nem se lembram mais o que aconteceu lá dentro, e ainda pedimos para que Deus derrame sua Shekinah. Somo todos idiotas! Com certeza foi o melhor dos três meses, pois o amor era real e intenso, mas por outro lado também foi o pior dos três meses, pois algo já falava ao coração de Obede-Edom que estava chegando a hora de ser levada a Arca do Senhor.
O SEGREDO DE OBEDE-EDOM Certo dia, quando Obede-Edom estava na roça, ele ouve um sons como de muitos cavalos, e na porta da cozinha um grito chamando por ele, era a sua esposa. Obede-Edom vem correndo largando tudo para traz e ao chegar era o rei Davi que quase não acredita no que vê, era tanta prosperidade, e ainda tinha filhos correndo pela casa. Davi olha para Obede-Edom e diz ter ficado sabendo que Deus tinha abençoado tudo quanto ele tinha, e Obede-Edom diz ser verdade, e o rei Davi completa dizendo que iria levar a Arca do Senhor, e Obede-Edom naquele momento diz algo ao rei com todo coragem, preste bem atenção: __ Rei meu! A Arca do Senhor vai contigo, mas eu irei junto da Arca.
Obede-Edom tomou uma decisão e com certeza sua esposa concordou. Eles iriam deixar tudo para estarem perto da SHEKINAH DO SENHOR. Esse é o segredo de Obede-Edom ele está sempre perto da SHEKINAH DO SENHOR. Outrora, um escravo edomita, pobre inimigo de Israel, descendente de Esaú, que negou a benção, e natural da cidade de Gate, de onde veio o inimigo gigante de Israel, mas agora um rico fazendeiro próspero e abençoado que deixava tudo para traz para andar junto da SHEKINAH DO SENHOR. Veja a vida de Obede-Edom.
1. PRIMEIRO ATO DE UM ADORADOR Em I Crônicas 15: 17 e 18, vemos que Obede-Edom se tornou um porteiro do Santuário do Senhor. Ele amava tanto a Shekinah que pediu ao rei Davi que o deixasse ficar perto da Arca, e então ele se faz um porteiro, que agora ainda que pelas frestas das portas ele contemplasse a Presença de Deus. Hoje muitos querem tomar lugares de pastores, querem subir nos púlpitos pisando em seus irmãos, ao invés de começarem pelo começo.
2. SEGUNDO ATO DE UM ADORADOR Em I Crônicas 15: 19 a 21, são enumerados e contados agora os músicos que tocavam diante da Arca do Senhor e lá aparece Obede-Edom entre eles. Ele que era um “Zé ninguém” agora pediu para ser um músico, aprendendo a tocar uma harpa. Creio que pelo esforço possa ser até o rei Davi que o tenha ensinado. Não despreze sua função, ainda que lhe pareça a menor, pois o crescimento só virá através de sua fidelidade ao Senhor. É por isso que Jesus disse que o Pai procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Saiba de uma coisa, você não precisa que seu pastor te veja que seu líder te veja, mas todos nós precisamos somente que o Senhor nos veja o adorando.
3. TERCEIRO ATO DE UM ADORADOR Agora em I Crônicas 15: 24, mais uma vez Obede-Edom é visto, só que agora não como um músico que tocava diante da Arca do Senhor, mas agora ele é um guardião da Arca do Senhor. Ele está a todo tempo perto daquilo que mudou de uma vez por todas a sua vida, a SHEKINAH DO SENHOR.
Muitos te discriminam por ter vindo de uma terra pobre, ou por que seu sobre nome não é conhecido, mas isso não importa. Se chamar Obede-Edom, era agora um orgulho e não mais uma vergonha. Seja você mesmo, mas seja um adorador da SHEKINAH DO SENHOR, pois no momento certo Ele, o Senhor te exaltará, e te colocará em local de destaque.
4. QUARTO ATO DE UM ADORADOR Veja I Crônicas 16: 4 e 5, que agora se colocaram alguns Ministros para adorarem e levarem todos a adorarem, e entre os ministro aparece ele, Obede-Edom, que deixou de ser um guardião da Arca e passou a ser um Ministro de adoração, liderado por Asafe. Veja a persistência de um adorador que realmente ama a SHEKINAH DO SENHOR, e se importa com ela, e talvez você mude sua vida e procure abraçar o segredo que mudou a vida de Obede-Edom.
5. QUINTO ATO DE UM ADORADOR I Crônicas 16: 37 e 38, agora o incansável adorador que era liderado por Asafe, deixa de ser somente um Ministro de adoração e passa a ser um líder de sessenta e oito pessoas (68), você entendeu? Aquele por quem não se dava nada, agora é grande na presença da obra e da SHEKINAH DO SENHOR, mas como eu agora conheço a Obede-Edom, sei que ele não pararia aqui, pois o verdadeiro adorador é insaciável. Venha e ainda que você seja um “Obede-Edom” onde você está, levante e busque a Presença de Deus.
6. SEXTO PASSO DE UM ADORADOR II Crônicas 25: 24, a confiança de um adorador não tem preço, pois vemos que Obede-Edom se tornou um tesoureiro do ouro e da prata que pertenciam ao Santuário. Dentre todas as pessoas ali junto ao rei Davi, o escolhido para controlar o tesouro do santuário foi Obede-Edom, e pasme você no que vou lhe informar agora. Segundo estudos o tesouro do Santuário do Senhor que estava sob a responsabilidade de Obede-Edom corrigidos par nossos dias chegaria a cerca de S$3.000.000.000,00 (três bilhões de dólares).
OS FILHOS DE OBEDE-EDOM Eu disse no começo que mesmo na penumbra da solidão daquela estrada, nos dias frios ao lado de uma esposa fria, vivendo na pobreza e na miséria ele clamava ao Deus do céu e da terra, e isso ele mostra no seu fruto, pois veja que foram seus filhos depois da SHEKINAH DO SENHOR entrou em sua casa. Os filhos de Obede-Edom e seus nomes: Semaías - Ouvido por Jeová; Jozabade – Jeová quem me deu; Joá – Jeová é meu irmão; Natanael – Meu amigo é Deus; Amiel – existe recompensa; Issacar – Portador do salário. Talvez lhe interesse o significado dos nomes dos netos de Obede-Edom, mas isso você terá que pesquisar.
CONCLUSÃO Quero que com esta mensagem você caro irmão leitor saiba que não importa para Deus o tamanho de sua empresa, ou quantos diplomas você tem na parede de sua casa, ou muito menos o tamanho de sua conta bancária, mas o que importa para Deus é um coração sedento da sua Presença. No começo Obede-Edom não era ninguém, parecia esquecido, mas os olhos de Deus que percorre toda terra estavam sobre ele e sua amada esposa.
Quando eu chegar ao céu quero dar um forte beijo em Obede-Edom, e elogia-lo por ter sido um tão grande adorador da SHEKINAH DO SENHOR. Mas saiba de uma coisa, eu e você também podemos ser como Obede-Edom, basta desejarmos a SHEKINAH DO SENHOR em nossas casas. O segredo foi revelado.
domingo, 27 de janeiro de 2013
EMOÇAO E SENTIMENTOS OND FICAM ?
As emoções e os sentimentos estão: no espírito, na alma, ou nos dois?
Emoções e sentimentos na/da alma: Gênesis 42:21, diz: " Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós essa angústia.
" 1 Samuel 2:33, diz: " O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
" 2 Reis 4:27, diz: " Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.
" Juízes 10:16, diz: " E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, então se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel.
" Jó 7:11, diz: " Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. " Jó 10:1, diz:
" A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. " Salmos 88:3, diz: " Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
" Mateus 26:38, diz: " Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. " João 12:27, diz: " Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
" Emoções e sentimentos no/do espírito: Gênesis 6:17, diz: " E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito. " Gênesis 41:8, diz: " E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.
" Êxodo 6:9, diz: " Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.
" Números 14:24, diz: " Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá por herança. " Deuteronômio 2:30, diz: " Mas Siom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o Senhor teu Deus endurecera o seu espírito, e fizera obstinado o seu coração para todar na tua mão, como hoje se vê. WWW.BIBLIAONLINE.COM.BR
" 1 Samuel 1:15, diz: " Porém Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. " 2 Samuel 17:8, diz: " Disse mais Husai: Bem conheces tu a teu pai, e a seus homens, que são valorosos, e que estão com espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos cachorros; e também teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo.
" Jó 7:11, diz: " Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. " Salmo 34:18, diz: " Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
" Mais referências para espírito: Salmos 51:10, 11, 12, 17; Salmos 77:3, 6; Salmos 142:3; Salmos 143:4, 7; Provérbios 15:4, 13; Provérbios 17:22; Provérbios 18:14; ... Na Bíblia, palavras que nos textos são relacionadas ao espírito: angústia, perturbação, tribulação, amargura, aflição, contrição, quebrantamento, desfalecimento, desmaio, depressão, fidelidade, impaciência, paciência, altivez,
humildade, ira, ardor, justiça, erro, adivinhação, familiar, feitiçaria, profundo sono, mentira, tristeza, luxúria, prostituição, falsidade, impureza, pobres, imundo, mudo, alegria, demônio imundo, malignos, enfermidades, maus, fervoroso, escravidão, do mundo, mansidão, santidade, vivificante, fé, sabedoria, revelação, enganadores, fortaleza, amor, moderação, faccioso, anticristo, vida.
Na Bíblia, palavras que nos textos são relacionadas à alma: vivente, vida, abençoar, angustiar, ligar com outra alma, enamorar, resgatar, expiar, pecar, afligir, atormentar, enfadar, enfastiar, desmaiar, amargurar, tristeza, amor, perturbação, humilhar, sarar, abatimento, sede, definhar, desfalecer, louvar, desejar, desnudar, generosidade, deleitar, indolência, odiar, chorar, repugnar, cansar, lembrar, orgulho, inconstância, justa.
O que podemos entender até aqui: Comparando as passagens bíblicas que apresentam as expressões "alma e espírito", enfatizando o aspecto do sentimento e emoção, ambas apresentam textos com mesmo entendimento.
Encontramos texto com alma angustiada e texto com espírito angustiado; texto com aflição na alma e aflição no espírito ..., impossibilitando uma distinção natural, conforme o que está escrito. Convém ressaltar que, os tradutores, sobre esse aspecto do real significado das expressões, conheceram que isso geraria ambigüidade.
Se algo tem o mesmo significado, ou seja, se alma e espírito são a mesma coisa, então, torna aleatório dizer que meu espírito está angustiado ou a minha alma está angustiada.
Se não tem o mesmo significado, ou seja, se alma e espírito não são a mesma coisa, então, não permite dizer que meu espírito está angustiado ou a minha alma está angustiada.
Cria-se um campo confuso, pois, aqueles que defendem que alma e espírito são a mesma coisa, nessas passagens apresentadas até agora, podem se fortalecer,
MAS, em outros detalhes, essa certeza se desfaz.
Aqueles que defendem que alma e espírito são distintos, nesse aspecto apresentado até este momento, se enfraquecem, mas, em outros detalhes ainda não apresentados, se fortalecem. Não é possível, também, definir para a expressão "vida", uma correspondência somente à alma ou somente ao espírito, conforme os textos bíblicos .
Emoções e sentimentos na/da alma: Gênesis 42:21, diz: " Então disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia da sua alma, quando nos rogava; nós porém não ouvimos, por isso vem sobre nós essa angústia.
" 1 Samuel 2:33, diz: " O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
" 2 Reis 4:27, diz: " Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, pegou nos seus pés; mas chegou Geazi para retirá-la; disse porém o homem de Deus: Deixa-a, porque a sua alma nela está triste de amargura, e o Senhor me encobriu, e não me manifestou.
" Juízes 10:16, diz: " E tiraram os deuses alheios do meio de si, e serviram ao Senhor, então se angustiou a sua alma por causa da desgraça de Israel.
" Jó 7:11, diz: " Por isso não reprimirei a minha boca; falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. " Jó 10:1, diz:
" A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. " Salmos 88:3, diz: " Porque a minha alma está cheia de angústia, e a minha vida se aproxima da sepultura.
" Mateus 26:38, diz: " Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. " João 12:27, diz: " Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
" Emoções e sentimentos no/do espírito: Gênesis 6:17, diz: " E estas foram para Isaque e Rebeca uma amargura de espírito. " Gênesis 41:8, diz: " E aconteceu que pela manhã o seu espírito perturbou-se, e enviou e chamou todos os adivinhadores do Egito, e todos os seus sábios; e Faraó contou-lhes os seus sonhos, mas ninguém havia que lhos interpretasse.
" Êxodo 6:9, diz: " Deste modo falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não ouviram a Moisés, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.
" Números 14:24, diz: " Porém o meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua descendência a possuirá por herança. " Deuteronômio 2:30, diz: " Mas Siom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar por sua terra, porquanto o Senhor teu Deus endurecera o seu espírito, e fizera obstinado o seu coração para todar na tua mão, como hoje se vê. WWW.BIBLIAONLINE.COM.BR
" 1 Samuel 1:15, diz: " Porém Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o Senhor. " 2 Samuel 17:8, diz: " Disse mais Husai: Bem conheces tu a teu pai, e a seus homens, que são valorosos, e que estão com espírito amargurado, como a ursa no campo, roubada dos cachorros; e também teu pai é homem de guerra, e não passará a noite com o povo.
" Jó 7:11, diz: " Por isso não reprimirei a minha boca, falarei na angústia do meu espírito; queixar-me-ei na amargura da minha alma. " Salmo 34:18, diz: " Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
" Mais referências para espírito: Salmos 51:10, 11, 12, 17; Salmos 77:3, 6; Salmos 142:3; Salmos 143:4, 7; Provérbios 15:4, 13; Provérbios 17:22; Provérbios 18:14; ... Na Bíblia, palavras que nos textos são relacionadas ao espírito: angústia, perturbação, tribulação, amargura, aflição, contrição, quebrantamento, desfalecimento, desmaio, depressão, fidelidade, impaciência, paciência, altivez,
humildade, ira, ardor, justiça, erro, adivinhação, familiar, feitiçaria, profundo sono, mentira, tristeza, luxúria, prostituição, falsidade, impureza, pobres, imundo, mudo, alegria, demônio imundo, malignos, enfermidades, maus, fervoroso, escravidão, do mundo, mansidão, santidade, vivificante, fé, sabedoria, revelação, enganadores, fortaleza, amor, moderação, faccioso, anticristo, vida.
Na Bíblia, palavras que nos textos são relacionadas à alma: vivente, vida, abençoar, angustiar, ligar com outra alma, enamorar, resgatar, expiar, pecar, afligir, atormentar, enfadar, enfastiar, desmaiar, amargurar, tristeza, amor, perturbação, humilhar, sarar, abatimento, sede, definhar, desfalecer, louvar, desejar, desnudar, generosidade, deleitar, indolência, odiar, chorar, repugnar, cansar, lembrar, orgulho, inconstância, justa.
O que podemos entender até aqui: Comparando as passagens bíblicas que apresentam as expressões "alma e espírito", enfatizando o aspecto do sentimento e emoção, ambas apresentam textos com mesmo entendimento.
Encontramos texto com alma angustiada e texto com espírito angustiado; texto com aflição na alma e aflição no espírito ..., impossibilitando uma distinção natural, conforme o que está escrito. Convém ressaltar que, os tradutores, sobre esse aspecto do real significado das expressões, conheceram que isso geraria ambigüidade.
Se algo tem o mesmo significado, ou seja, se alma e espírito são a mesma coisa, então, torna aleatório dizer que meu espírito está angustiado ou a minha alma está angustiada.
Se não tem o mesmo significado, ou seja, se alma e espírito não são a mesma coisa, então, não permite dizer que meu espírito está angustiado ou a minha alma está angustiada.
Cria-se um campo confuso, pois, aqueles que defendem que alma e espírito são a mesma coisa, nessas passagens apresentadas até agora, podem se fortalecer,
MAS, em outros detalhes, essa certeza se desfaz.
Aqueles que defendem que alma e espírito são distintos, nesse aspecto apresentado até este momento, se enfraquecem, mas, em outros detalhes ainda não apresentados, se fortalecem. Não é possível, também, definir para a expressão "vida", uma correspondência somente à alma ou somente ao espírito, conforme os textos bíblicos .
FABRICANTE E SEU PRODUTO
TODO CRIADOR E FABRICANTE QUER VENDE R SEU PRODUTO Ecomo tem gentecomprando o que o diabo vende ele tem muitas amostras grátis !!! e a spessoas gostam acabam ficando com amercadoria , tambem ele até da brindes , presentes agradaveis aos olhos das pessoas ...quem nao quer de graça até injeçao na testa né não é isso que dizem por ai ... ? pesquise biblia on line ; www.bibliaonline.com.br Engano , mentira produto 1 ; nao tem como viver dentro dos Padrões de Deus
Existe umdesejo do homem natural condenar as circunstâncias ou as outras pessoas pelos
nossas quedas no erro , (pecado). melhor pensar que , diante das circunstâncias,
impossível deixar de errar. Queremos pensar dessa maneira porque alivia as
nossas consciências e nos isenta de responsabilidade quando pecamos. pensando bem , como Deus pode nos responsabilizar por aquilo que é impossível?
a s pessoas chegam a pensar que ser santo separado de pecados é inviavel para o homem . Quando os discípulos ouviram Jesus
explicar o custo do discipulado para o jovem rico, perguntaram: "Então, quem
pode ser salvo?" (Lc 18.26). Jesus respondeu: "O que é impossível para os homens
é possível para Deus" (v.27). erro grande jogar em outros o que tu fizestes d e errado , apalavra diz qued eus promete favor nao merecido ao que o busca pela fé .
Não existe pecado que não possamos vencer nem tentação que não possamos
resistir pela graça (1 Co 10.13; 2 Co 12.9; Fp 4.13). Deus quebra o poder do
pecado na nossa conversão. Este é o ponto focal de Paulo no sexto capítulo de
Romanos: estamos mortos para o pecado; portanto não precisamos viver nele
(vv.1-2). A graça de Jesus remove a carga pesada da obrigação de guardar os
mandamentos de Deus (1 Jo 5.3).
Produto 2 V eu peguei tenho vergonha d epedir perdao entao esqueço outro dia peço perdão Procrastinação é um pecado do qual todos nós somos culpados e a respeito do qual temos costume de brincar. a hora é ja de se consertar nao espere . "agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" (2 Co 6.2). E o escritor de Hebreus, citando o Salmo 95, exorta-nos a ouvir hoje a voz de Deus (Hb 3.7,13,15). m as é tao importante assim pedir perdao após ter pecado ? uma roupa muito sukja demora mais alimpar o pecado aloja acumula , devido à força do hábito. Se agradar o pecado ele fica ele gosta de mimo carinho d e alguem que de a ele casa comida roupa lavada ( risos) mas é sério sim . Será quase nem percebido pecado cria raizes . Terá um lugar mais permanente nas nossas afeições. nossa força contra ele fica fraquinha acada dia e ele ganha terreno força em nossas vidas (na vida de quem aceita ele ficar ) . clique a qui confira na biblia on line; www.bibliaonline.com.br tire rapido este pecado de ti peça perdaoao acabar de pecar já o fruto do pecado faz efeito no momento em que consegue entrada na alma. Foi somente um leve toque na arca que matou Uzá, e é somente uma simples brincadeira com o pecado que pode matar a alegria espiritual e os frutos nas nossas vidas.
e o vendedor d e engano continua a oferecer seus produtos a sua familia aos seus amigos a ti .....
produto 3 Posso ele te induz a crer que pode pecar nao tera consequencias não ...pod e e pode e pode....
"DEUS é bom nao acho que ele vai me punir por este pecadinho." cuidado come ste pensamento existem varis formas da mentira entrar em ti essa é uma delas. ate faz a pessoa crer que nao tem inferno ,por isso nao tem nada nao em pecar . agora quando apessoa cre que existe um inferno ele diz acha o inferno foi prprado para demonios maus vc nao vai pralá nao , afinal deus é amor ! ms veja o que a biblia deus diz ; Êxodo 34.7, Deus testificou que de nenhuma maneira livrará o culpado. Se não precisasse existir qualquer conseqüência do pecado, Jesus nunca teria morrido numa cruz pelos pecadores. Ele mesmo o declarou, quando clamou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice" (Mt 26.39). E, realmente, não era possível, porque a fim de que Deus fosse justo e justificador dos ímpios, foi preciso punir os seus pecados na pessoa de Jesus (Rm 3.25-26). também o são testemunha do salario do pecado , as multidões que estão no inferno, sofrendo a vingança do fogo eterno (ver Mt 10.28; 25.46; 2 Ts 1.8-9; Jd 6-7). "Mas se eu sou redimido por Cristo", alguém poderia perguntar, "como é que posso ser punido pelos meus pecados?" Se cremos em Jesus, não somos propriamente punidos pelos nossos pecados; pelo contrário, nosso Pai nos disciplina misericordiosamente a fim de que sejamos participantes da sua santidade (Hb12.5-11). Deus ama demais a santidade para permitir que os seus próprios filhos soframepaguem alto pelo pecado. Portanto, disciplina pelo pecado é a marca registrada do amor de Deus pelos seus filhos, e deve ser esperada sempre que pecarmos (Sl 119.67,71; Tg 5.14-15). Na verdade, se não somos disciplinados, não somos filhos de Deus. Fazemos bem em lembrar que o mero fato de tais castigos não serem eternos não significa que as conseqüências do pecado sejam indolores para os crentes. Às vezes, até um redimido tem de viver com as conseqüências de um pecado seu pelo resto da sua vida vIsso já é razão suficiente para não pecar. O nosso Pai não somente tem uma equipe paeja a historia do rei davi por exemplo.
Me produto 4, eu nao serei julgado porque vejo todo mundo fazera mesma coisa que eu ! O diabo, às vezes, engana-nos fazendo-nos adotar uma mentalidade de grupo que justifica certos pecados porque a maioria das pessoas os considera comportamento normal. Entretanto, devemos sentir medo quando estamos seguindo a maioria. O cristianismo, pela sua própria natureza, é uma religião de contracultura. Seguir a Cristo é como nadar contra a correnteza. Jesus disse: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela" (Mt 7.13-14). ma vez, eu li um pequeno panfleto com uma história imaginária de uma pessoa diante de Deus, desculpando-se de seus erros com o argumento de que todo o mundo vivia da mesma maneira. Deus, então, respondeu: "Bem, se você pecou com a maioria, você pode ir para o inferno com a maioria". É essa resposta que podemos esperar se pautarmos a nossa vida por semelhante filosofia destrutiva.
produto 5 ) Deus Não Vai Me Julgar, Porque Não Sou Tão Mau Quanto os Outros Se não racionalizarmos o nosso pecado por incluir-nos na multidão, o diabo vai tentar nos levar a racionalizá-lo excluindo-nos da multidão. Essa atitude era a essência do farisaísmo, e é sempre uma ilusão fatal. Talvez exista um pecado na sua vida que Deus queira trazer à luz, mas você vem resistindo à convicção do Espírito, argumentando que não é uma pessoa tão má em relação às outras. Mas esse é um pensamento ilusório e contrário às Escrituras. Em primeiro lugar, deixa de levar em conta que Deus não somente estabelece o padrão; ele é o padrão. "Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.16). A questão não é como nos comparamos com outras pessoas e, sim, como nos comparamos com Deus. Segundo, deixa de levar em conta o fato de que Deus não fica satisfeito com obediência incompleta. Deus quer tudo dos nossos corações, tudo das nossas vidas e o mínimo possível de pecado. Quando tentamos estabelecer meios compromissos com Deus, estamos roubando de nós mesmos tremendas bênçãos espirituais. D.L.Moody, certa vez, ouviu um homem dizer: "O mundo ainda não viu o que Deus pode fazer com, em e através de um homem cujo coração esteja totalmente devotado a ele." Mas o homem estava errado. O mundo já tinha visto homens tais como Calvino, George Whitefield, Jonathan Edwards, McCheyne e Spurgeon. É somente quando estivermos dispostos a nos consagrar como esses homens fizeram que sentiremos o mesmo gosto do seu sucesso. Mas nunca o experimentaremos enquanto nos satisfizermos a nós mesmos, avaliando-nos pela comparação com os outros.
produto 6 ) sabendo que Deus Vai Perdoar Você, Por Isso Vá em Frente e Peque A Bíblia fala de homens que se insinuaram na igreja, inspirados por Satanás, para espalhar esta doutrina demoníaca. Paulo faz referência a esses homens que dizem: "Façamos o mal, para que nos venha o bem" - e depois acrescenta: "a condenação dos tais é merecida" (Rm 3.8). Judas nos adverte contra aqueles que transformam a graça de Deus em libertinagem (Jd 4). A Bíblia torna bem claro que é impossível desfrutar o perdão e continuar vivendo no pecado. Paulo ainda escreveu em Romanos 6.1-2: "Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?" É impossível porque sempre que Deus perdoa um homem, ele também transforma a sua natureza. A graça muda de tal forma a pessoa que esta não vai mais querer viver em pecado! Quando uma pessoa é dominada pelo desejo de fartar-se do pecado é uma indicação de que ela nunca nasceu de novo. Um dia, conta-se, Spurgeon e um outro homem estavam caminhando numa rua e passaram por um bêbado deitado na sarjeta. Disse o homem: "Ué, Sr. Spurgeon, eis aí um dos seus convertidos!" "Deve ser mesmo um dos meus", replicou Spurgeon, "porque de Deus com certeza não é!"
Mentira Dez: Deus Nunca Vai Perdoar Você, Por Isso Vá em Frente e Peque ele diabo usa d e astucia ,pois sabe que para cada pessoa tem que usar d euma tecnica , uma estrategia diferente conhece a fraqueza sua eminha e prepara o ataque uma mentira apropriada,personalizada ! quem tem queda para desespero , ele fica ali ao derredor e sperando a hora de dar sopro nos eu ouvido tentativas de uma recuperação mais tarde será inutil com suas forças naturais serão inúteis. vai tentar fazera pessoa ver que praticou pecado imperdoável, entao pode se entregar totalmente ao pecado porque de todo jeito já está indo para o inferno. existe perdão sim. "Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei" (Jo 6.37). Isso foi verdade quando nosso Senhor falou estas palavras e ainda é verdade agora. Não permita que o diabo amplie a sua condenação tentando-o a se abandonar totalmente ao pecado e ao desespero. As misericórdias do Senhor duram para sempre. A porta da graça está aberta para todos aqueles que se aproximam através de Jesus.1 carta de joao 1.9
==========================================================================
quero ajudar tu e tua familia orando aconselhando dando uma palavra de fé !!! é póssivel eles mudarem creia una-se a nós igreja pentecostal noba vida informaçoes 14 32392007
e mail ; antonio.50bauru@bol.com.br e mail2 ; luz.aba@hotmail.com.br
IGREJA PENTECOSTAL NOVA VIDA LOUVOR E MENSAGEM
VILA CELINA E REGIÃO PR APARECIDO JANUARIO E PR. CIRINEU
VILA SAO PAULO E REGIAO PR VALDIR MACHADO E PR APARECIDO JANUÁRIO ( SUPERVISÃO E PRESIDENTE DO MINISTÉRIO )
REGIAO DO MARY DOTA B . FLOR CHAPADÃO PR ANTONIO MARCOS
Produto 2 V eu peguei tenho vergonha d epedir perdao entao esqueço outro dia peço perdão Procrastinação é um pecado do qual todos nós somos culpados e a respeito do qual temos costume de brincar. a hora é ja de se consertar nao espere . "agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação" (2 Co 6.2). E o escritor de Hebreus, citando o Salmo 95, exorta-nos a ouvir hoje a voz de Deus (Hb 3.7,13,15). m as é tao importante assim pedir perdao após ter pecado ? uma roupa muito sukja demora mais alimpar o pecado aloja acumula , devido à força do hábito. Se agradar o pecado ele fica ele gosta de mimo carinho d e alguem que de a ele casa comida roupa lavada ( risos) mas é sério sim . Será quase nem percebido pecado cria raizes . Terá um lugar mais permanente nas nossas afeições. nossa força contra ele fica fraquinha acada dia e ele ganha terreno força em nossas vidas (na vida de quem aceita ele ficar ) . clique a qui confira na biblia on line; www.bibliaonline.com.br tire rapido este pecado de ti peça perdaoao acabar de pecar já o fruto do pecado faz efeito no momento em que consegue entrada na alma. Foi somente um leve toque na arca que matou Uzá, e é somente uma simples brincadeira com o pecado que pode matar a alegria espiritual e os frutos nas nossas vidas.
e o vendedor d e engano continua a oferecer seus produtos a sua familia aos seus amigos a ti .....
produto 3 Posso ele te induz a crer que pode pecar nao tera consequencias não ...pod e e pode e pode....
"DEUS é bom nao acho que ele vai me punir por este pecadinho." cuidado come ste pensamento existem varis formas da mentira entrar em ti essa é uma delas. ate faz a pessoa crer que nao tem inferno ,por isso nao tem nada nao em pecar . agora quando apessoa cre que existe um inferno ele diz acha o inferno foi prprado para demonios maus vc nao vai pralá nao , afinal deus é amor ! ms veja o que a biblia deus diz ; Êxodo 34.7, Deus testificou que de nenhuma maneira livrará o culpado. Se não precisasse existir qualquer conseqüência do pecado, Jesus nunca teria morrido numa cruz pelos pecadores. Ele mesmo o declarou, quando clamou: "Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice" (Mt 26.39). E, realmente, não era possível, porque a fim de que Deus fosse justo e justificador dos ímpios, foi preciso punir os seus pecados na pessoa de Jesus (Rm 3.25-26). também o são testemunha do salario do pecado , as multidões que estão no inferno, sofrendo a vingança do fogo eterno (ver Mt 10.28; 25.46; 2 Ts 1.8-9; Jd 6-7). "Mas se eu sou redimido por Cristo", alguém poderia perguntar, "como é que posso ser punido pelos meus pecados?" Se cremos em Jesus, não somos propriamente punidos pelos nossos pecados; pelo contrário, nosso Pai nos disciplina misericordiosamente a fim de que sejamos participantes da sua santidade (Hb12.5-11). Deus ama demais a santidade para permitir que os seus próprios filhos soframepaguem alto pelo pecado. Portanto, disciplina pelo pecado é a marca registrada do amor de Deus pelos seus filhos, e deve ser esperada sempre que pecarmos (Sl 119.67,71; Tg 5.14-15). Na verdade, se não somos disciplinados, não somos filhos de Deus. Fazemos bem em lembrar que o mero fato de tais castigos não serem eternos não significa que as conseqüências do pecado sejam indolores para os crentes. Às vezes, até um redimido tem de viver com as conseqüências de um pecado seu pelo resto da sua vida vIsso já é razão suficiente para não pecar. O nosso Pai não somente tem uma equipe paeja a historia do rei davi por exemplo.
Me produto 4, eu nao serei julgado porque vejo todo mundo fazera mesma coisa que eu ! O diabo, às vezes, engana-nos fazendo-nos adotar uma mentalidade de grupo que justifica certos pecados porque a maioria das pessoas os considera comportamento normal. Entretanto, devemos sentir medo quando estamos seguindo a maioria. O cristianismo, pela sua própria natureza, é uma religião de contracultura. Seguir a Cristo é como nadar contra a correnteza. Jesus disse: "Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela" (Mt 7.13-14). ma vez, eu li um pequeno panfleto com uma história imaginária de uma pessoa diante de Deus, desculpando-se de seus erros com o argumento de que todo o mundo vivia da mesma maneira. Deus, então, respondeu: "Bem, se você pecou com a maioria, você pode ir para o inferno com a maioria". É essa resposta que podemos esperar se pautarmos a nossa vida por semelhante filosofia destrutiva.
produto 5 ) Deus Não Vai Me Julgar, Porque Não Sou Tão Mau Quanto os Outros Se não racionalizarmos o nosso pecado por incluir-nos na multidão, o diabo vai tentar nos levar a racionalizá-lo excluindo-nos da multidão. Essa atitude era a essência do farisaísmo, e é sempre uma ilusão fatal. Talvez exista um pecado na sua vida que Deus queira trazer à luz, mas você vem resistindo à convicção do Espírito, argumentando que não é uma pessoa tão má em relação às outras. Mas esse é um pensamento ilusório e contrário às Escrituras. Em primeiro lugar, deixa de levar em conta que Deus não somente estabelece o padrão; ele é o padrão. "Sejam santos, porque eu sou santo" (1 Pe 1.16). A questão não é como nos comparamos com outras pessoas e, sim, como nos comparamos com Deus. Segundo, deixa de levar em conta o fato de que Deus não fica satisfeito com obediência incompleta. Deus quer tudo dos nossos corações, tudo das nossas vidas e o mínimo possível de pecado. Quando tentamos estabelecer meios compromissos com Deus, estamos roubando de nós mesmos tremendas bênçãos espirituais. D.L.Moody, certa vez, ouviu um homem dizer: "O mundo ainda não viu o que Deus pode fazer com, em e através de um homem cujo coração esteja totalmente devotado a ele." Mas o homem estava errado. O mundo já tinha visto homens tais como Calvino, George Whitefield, Jonathan Edwards, McCheyne e Spurgeon. É somente quando estivermos dispostos a nos consagrar como esses homens fizeram que sentiremos o mesmo gosto do seu sucesso. Mas nunca o experimentaremos enquanto nos satisfizermos a nós mesmos, avaliando-nos pela comparação com os outros.
produto 6 ) sabendo que Deus Vai Perdoar Você, Por Isso Vá em Frente e Peque A Bíblia fala de homens que se insinuaram na igreja, inspirados por Satanás, para espalhar esta doutrina demoníaca. Paulo faz referência a esses homens que dizem: "Façamos o mal, para que nos venha o bem" - e depois acrescenta: "a condenação dos tais é merecida" (Rm 3.8). Judas nos adverte contra aqueles que transformam a graça de Deus em libertinagem (Jd 4). A Bíblia torna bem claro que é impossível desfrutar o perdão e continuar vivendo no pecado. Paulo ainda escreveu em Romanos 6.1-2: "Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele?" É impossível porque sempre que Deus perdoa um homem, ele também transforma a sua natureza. A graça muda de tal forma a pessoa que esta não vai mais querer viver em pecado! Quando uma pessoa é dominada pelo desejo de fartar-se do pecado é uma indicação de que ela nunca nasceu de novo. Um dia, conta-se, Spurgeon e um outro homem estavam caminhando numa rua e passaram por um bêbado deitado na sarjeta. Disse o homem: "Ué, Sr. Spurgeon, eis aí um dos seus convertidos!" "Deve ser mesmo um dos meus", replicou Spurgeon, "porque de Deus com certeza não é!"
Mentira Dez: Deus Nunca Vai Perdoar Você, Por Isso Vá em Frente e Peque ele diabo usa d e astucia ,pois sabe que para cada pessoa tem que usar d euma tecnica , uma estrategia diferente conhece a fraqueza sua eminha e prepara o ataque uma mentira apropriada,personalizada ! quem tem queda para desespero , ele fica ali ao derredor e sperando a hora de dar sopro nos eu ouvido tentativas de uma recuperação mais tarde será inutil com suas forças naturais serão inúteis. vai tentar fazera pessoa ver que praticou pecado imperdoável, entao pode se entregar totalmente ao pecado porque de todo jeito já está indo para o inferno. existe perdão sim. "Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vier a mim eu jamais rejeitarei" (Jo 6.37). Isso foi verdade quando nosso Senhor falou estas palavras e ainda é verdade agora. Não permita que o diabo amplie a sua condenação tentando-o a se abandonar totalmente ao pecado e ao desespero. As misericórdias do Senhor duram para sempre. A porta da graça está aberta para todos aqueles que se aproximam através de Jesus.1 carta de joao 1.9
==========================================================================
quero ajudar tu e tua familia orando aconselhando dando uma palavra de fé !!! é póssivel eles mudarem creia una-se a nós igreja pentecostal noba vida informaçoes 14 32392007
e mail ; antonio.50bauru@bol.com.br e mail2 ; luz.aba@hotmail.com.br
IGREJA PENTECOSTAL NOVA VIDA LOUVOR E MENSAGEM
VILA CELINA E REGIÃO PR APARECIDO JANUARIO E PR. CIRINEU
VILA SAO PAULO E REGIAO PR VALDIR MACHADO E PR APARECIDO JANUÁRIO ( SUPERVISÃO E PRESIDENTE DO MINISTÉRIO )
REGIAO DO MARY DOTA B . FLOR CHAPADÃO PR ANTONIO MARCOS
RESPEITO A DEUS MUDA A IGREJA E A VIDA
O TEMOR DO SENHOR NOS TRAZ; OBEDIÊNCIA,CONFIANÇA!
EXISTIA TEMOR NA IGREJA PRIMITIVA E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Atos 2.42 e 43
Significado de Temor s.m. Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.
O temor ( NO CASO QUE VEMOS SENTIMENTOD E RESPEITO REVERENCIA A DEUS ) continuava imperando e acompanhando os sinais e as maravilhas que continuavam aparecendo através dos apóstolos.
As duas coisas corriam juntas – quanto mais maravilhas, maior era o temor.
VIVENDO NO TEMOR DO SENHOR, CRESCIAM A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Atos 9.31 (nvi) Lucas enfatiza a fórmula “temer a Deus” tanto no seu evangelho (ver Lc. 1.50, 18.2; 23.40) como em Atos.
São os tementes a Deus (os gentios que abraçaram a fé judaica) que formam a base inicial da obra missionária aos gentios no cap. 10 (10.2,22,35; 13.16,26)
O temor do Senhor produz confiança e obediência, bem como o afastar-se do mal (Jó 28.28; Sl. 111.10; Pv. 1.7; isso, por sua vez, resulta na “consolação do Espírito Santo” (v.31). (bep).
O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Salmos 111.10 (nvi) Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece. Faz-nos lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e sobressalto. (bev).
O TEMOR DO SENHOR É ODIAR O PECADO O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço. - Provérbios 8.13 (arc) O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal (16.6) e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos. (bep).
NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14.26 (arc) O homem que teme ao Senhor tem forte confiança.
O homem que teme ao Senhor tem confiança em seu forte amparo. “Confiantes que Ele os ama e se deleita neles; que Seus olhos estão fixos sobre eles; e que o Seu coração está voltado para eles, suprirá cada uma de suas necessidades e os protegerá e defenderá” (John Gill) – (ati).
O TEMOR DO SENHOR PROLONGA A VIDA O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10.27 (nvi) Esse provérbio não oferece aos justos imunidade contra a hipótese de morte precoce.
Nem é garantia de que os perversos sempre morrerão cedo. Aqui, estão delineados princípios gerais da vida: se levarmos vida justa, podemos evitar muitas ações tolas que causariam a nossa morte antes do tempo. Em contrapartida, se seguirmos os caminhos de Deus, em geral teremos vida mais feliz, saudável e longa. (bev).
NO TEMOR DO SENHOR HÁ RECOMPENSA A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida. Provérbios 22.4 (nvi) O homem humilde, que “teme o Senhor” (o lema do livro;ver prov.1. 7), será abençoado por Ele, material e espiritualmente. “A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor é a riqueza e a honra”. (ati). - Aqueles que permanecerem fiéis a Deus receberão essas bençãos no tempo determinado por Ele. Todo o povo de Deus estará entre aqueles que “herdarão a terra” (Mt.5.5). Já aqui, os pobres de Deus são considerados ricos nos bens e honras espirituais (Ap.2.9).
NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA Temam o Senhor, vocês que são os seus santos , pois nada falta aos que o temem. Salmos 34.9 (nvi) Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo (v4), nos salvar nas crises (v.6,17), pôr anjos ao nosso redor (v.7), suprir as nossas necessidades (v.9), dar-nos vida abundante (v.12), ouvir nossas orações (.15), confortar-nos com a sua presença (v.18), e livrar nossa alma (v.22) – mas somente se buscarmos ao Senhor (vv.4,10), clamarmos a Ele (v.6), guardarmos nossa língua do mal da mentira (v.13), fizermos o bem e proclamarmos a paz (v.14), tivermos um coração contrito (v.18) e formos seus servos (v.22).
NO TEMOR DO SENHOR A SANTIDADE É APERFEIÇOADA
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. II Coríntios 7.1 (nvi) Paulo afirma com toda clareza que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas e graciosas de Deus alistadas em 6.16 a 18, sem uma vida de separação e santidade. Este fato explica por que alguns perderam sua alegria cristã (Jo. 15.11), sua proteção divina Jo. 17.12,14,15), resposta às orações Jo. 15.7,16) e o senso da presença paternal de Deus (Jo.14.21,23). Uma vida de parceria com o mundo significa perder a presença e as promessas de Deus.
=====================================================================
A IGREJA PENTECOSTAL NOVA VIDA NA VILA SAO PAULO ESTA A RUA;JOSÉ DE AZEVEDO MAIA N. 4- 65
CULTOS PARA MUDANÇA DE VIDA ;
TERÇA PROSPERIDADE AS 20 H .
SEXTA LIBERTAÇAO E CURA ( VIDAS SENDO TRANSFORMADAS MALES SAINDO NO NOME D E JESUS COMPAREÇA AS 20H.
DOMINGO CULTO DA FAMILIA DE DEUS E BUSCA DE DONS AS 19;30H.
PARA CRIANÇAS E JOVENS TEMOS GRUPO DE DANÇA E TEATRO AQUI O JOVEM TEM OCUPAÇAO
PR. VALDIR MACHADO AUXILIADO POR EVANGELISTA VAGNER E MISSIONARIA MARCIA GRUPO D E CRIANÇAS MARCIANE .
SUPERVISAO PR. APARECIDO JANUÁRIO ( ATENTO AO COMANDO DIVINO)
EXISTIA TEMOR NA IGREJA PRIMITIVA E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Atos 2.42 e 43
Significado de Temor s.m. Ato ou efeito de temer; receio, susto, medo, pavor, terror: viver no temor da miséria, da velhice, da morte.
Sentimento de respeito ou reverência: viver no temor de Deus.
Fig. Pessoa ou coisa que infunde medo, terror: o pirata era o temor dos mares.
O temor ( NO CASO QUE VEMOS SENTIMENTOD E RESPEITO REVERENCIA A DEUS ) continuava imperando e acompanhando os sinais e as maravilhas que continuavam aparecendo através dos apóstolos.
As duas coisas corriam juntas – quanto mais maravilhas, maior era o temor.
VIVENDO NO TEMOR DO SENHOR, CRESCIAM A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor. Atos 9.31 (nvi) Lucas enfatiza a fórmula “temer a Deus” tanto no seu evangelho (ver Lc. 1.50, 18.2; 23.40) como em Atos.
São os tementes a Deus (os gentios que abraçaram a fé judaica) que formam a base inicial da obra missionária aos gentios no cap. 10 (10.2,22,35; 13.16,26)
O temor do Senhor produz confiança e obediência, bem como o afastar-se do mal (Jó 28.28; Sl. 111.10; Pv. 1.7; isso, por sua vez, resulta na “consolação do Espírito Santo” (v.31). (bep).
O TEMOR DO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Salmos 111.10 (nvi) Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece. Faz-nos lembrar que descobrimos a verdadeira relevância da vida ao nos aproximar de Deus numa atitude de humildade e de reverente temor, não com pavor e sobressalto. (bev).
O TEMOR DO SENHOR É ODIAR O PECADO O temor do Senhor é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço. - Provérbios 8.13 (arc) O temor a Deus deve levar o crente a afastar-se do mal (16.6) e abominar o pecado, o qual desagrada a Deus e destrói, tanto a nós, como aqueles a quem amamos. (bep).
NO TEMOR DO SENHOR HÁ CONFIANÇA No temor do Senhor, há firme confiança, e ele será um refúgio para seus filhos. Provérbios 14.26 (arc) O homem que teme ao Senhor tem forte confiança.
O homem que teme ao Senhor tem confiança em seu forte amparo. “Confiantes que Ele os ama e se deleita neles; que Seus olhos estão fixos sobre eles; e que o Seu coração está voltado para eles, suprirá cada uma de suas necessidades e os protegerá e defenderá” (John Gill) – (ati).
O TEMOR DO SENHOR PROLONGA A VIDA O temor do Senhor prolonga a vida, mas a vida do ímpio é abreviada. Provérbios 10.27 (nvi) Esse provérbio não oferece aos justos imunidade contra a hipótese de morte precoce.
Nem é garantia de que os perversos sempre morrerão cedo. Aqui, estão delineados princípios gerais da vida: se levarmos vida justa, podemos evitar muitas ações tolas que causariam a nossa morte antes do tempo. Em contrapartida, se seguirmos os caminhos de Deus, em geral teremos vida mais feliz, saudável e longa. (bev).
NO TEMOR DO SENHOR HÁ RECOMPENSA A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são a riqueza, a honra e a vida. Provérbios 22.4 (nvi) O homem humilde, que “teme o Senhor” (o lema do livro;ver prov.1. 7), será abençoado por Ele, material e espiritualmente. “A recompensa pela humildade e pelo temor do Senhor é a riqueza e a honra”. (ati). - Aqueles que permanecerem fiéis a Deus receberão essas bençãos no tempo determinado por Ele. Todo o povo de Deus estará entre aqueles que “herdarão a terra” (Mt.5.5). Já aqui, os pobres de Deus são considerados ricos nos bens e honras espirituais (Ap.2.9).
NO TEMOR DO SENHOR NADA FALTA Temam o Senhor, vocês que são os seus santos , pois nada falta aos que o temem. Salmos 34.9 (nvi) Note que as promessas deste salmo são condicionais, e reservadas somente a quem de fato teme ao Senhor. Deus promete nos livrar do medo (v4), nos salvar nas crises (v.6,17), pôr anjos ao nosso redor (v.7), suprir as nossas necessidades (v.9), dar-nos vida abundante (v.12), ouvir nossas orações (.15), confortar-nos com a sua presença (v.18), e livrar nossa alma (v.22) – mas somente se buscarmos ao Senhor (vv.4,10), clamarmos a Ele (v.6), guardarmos nossa língua do mal da mentira (v.13), fizermos o bem e proclamarmos a paz (v.14), tivermos um coração contrito (v.18) e formos seus servos (v.22).
NO TEMOR DO SENHOR A SANTIDADE É APERFEIÇOADA
Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. II Coríntios 7.1 (nvi) Paulo afirma com toda clareza que não podemos reivindicar as promessas maravilhosas e graciosas de Deus alistadas em 6.16 a 18, sem uma vida de separação e santidade. Este fato explica por que alguns perderam sua alegria cristã (Jo. 15.11), sua proteção divina Jo. 17.12,14,15), resposta às orações Jo. 15.7,16) e o senso da presença paternal de Deus (Jo.14.21,23). Uma vida de parceria com o mundo significa perder a presença e as promessas de Deus.
=====================================================================
A IGREJA PENTECOSTAL NOVA VIDA NA VILA SAO PAULO ESTA A RUA;JOSÉ DE AZEVEDO MAIA N. 4- 65
CULTOS PARA MUDANÇA DE VIDA ;
TERÇA PROSPERIDADE AS 20 H .
SEXTA LIBERTAÇAO E CURA ( VIDAS SENDO TRANSFORMADAS MALES SAINDO NO NOME D E JESUS COMPAREÇA AS 20H.
DOMINGO CULTO DA FAMILIA DE DEUS E BUSCA DE DONS AS 19;30H.
PARA CRIANÇAS E JOVENS TEMOS GRUPO DE DANÇA E TEATRO AQUI O JOVEM TEM OCUPAÇAO
PR. VALDIR MACHADO AUXILIADO POR EVANGELISTA VAGNER E MISSIONARIA MARCIA GRUPO D E CRIANÇAS MARCIANE .
SUPERVISAO PR. APARECIDO JANUÁRIO ( ATENTO AO COMANDO DIVINO)
casamento divórcio e novo casamento - pr. antonio marcos
Neste meu ministério de aconselhamento durante estes anos sempre vem dúvidas de pessoas a respeito do casamento ,separação (divórcio ) e em que condiçoes pode-se casar de novo.
Um tão lindo enlace matrimonial é para sempre ?
biblicamente de acordo com DEUS quanto tempo deve existir um casamento?
"Ora, a mulher casada está
ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive" Romanos 7:2.
"A mulher está ligada enquanto vive o marido" 1 Coríntios 7:39. o desejo de Deus é que um esposo e uma esposa fiquem juntos até a separaçao terrena ( morte fisica ) . Deus une esposo e esposa num só ser. o que O CRIADOR chama d e adultério ele não liga não une , o homem sim .
"A mulher está ligada enquanto vive o marido" 1 Coríntios 7:39. o desejo de Deus é que um esposo e uma esposa fiquem juntos até a separaçao terrena ( morte fisica ) . Deus une esposo e esposa num só ser. o que O CRIADOR chama d e adultério ele não liga não une , o homem sim .
Posso Divorciar-me?
esfriou o amor , agora que vi que casamento não é pra mim ...( desculpa satanica para viver em condenaçao )
esfriou o amor , agora que vi que casamento não é pra mim ...( desculpa satanica para viver em condenaçao )
Há razões básicas porque o divórcio é pecaminoso: 1 ) Deus
disse: Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem. (Marcos 10:9).
2) é pecaminoso por causa do que o homem faz à sua companheira, quando ele se divorcia dela. Jesus disse que ele a expõe cometer adultério (Mateus 5:32).
Fazer com que outro tropece e se perca é um pecado tremendamente horrível (Mateus 18:6). sério isso .
3) o divórcio é pecaminoso, há poder nas palavras quem se casa promete da sua palavra d e ficar junto até a hora da morte fisica , lembra na alegria , na dor . Deus abomina a mentira e a quebra da promessa (Apocalipse 21:8; Romanos 1:31).
mas se nao da certo brigas , vi que era a pessoa errada e agora? e agora??? minha avó dizia comeu a carne tem que roer o osso agora s e concerte s e ageite com sua esposa(o) ou fique só , tambem não vai ficar um dormindo o outro querendo matar , um batendo outro apanhando a vida toda para isso DEUS DA UMA FONTE DE ESCAPE ( POREM NÃO É DA VONTADE DELE ELE DESEJA MESMO A UNIÃOPERMANENTE AQUI NA TERRA D E AMBOS .
1 Coríntios 7:10-11: "...não se separe...se, porém, ela vier a separar-se, que não se case... ou que se reconcilie com seu marido".
2) é pecaminoso por causa do que o homem faz à sua companheira, quando ele se divorcia dela. Jesus disse que ele a expõe cometer adultério (Mateus 5:32).
Fazer com que outro tropece e se perca é um pecado tremendamente horrível (Mateus 18:6). sério isso .
3) o divórcio é pecaminoso, há poder nas palavras quem se casa promete da sua palavra d e ficar junto até a hora da morte fisica , lembra na alegria , na dor . Deus abomina a mentira e a quebra da promessa (Apocalipse 21:8; Romanos 1:31).
mas se nao da certo brigas , vi que era a pessoa errada e agora? e agora??? minha avó dizia comeu a carne tem que roer o osso agora s e concerte s e ageite com sua esposa(o) ou fique só , tambem não vai ficar um dormindo o outro querendo matar , um batendo outro apanhando a vida toda para isso DEUS DA UMA FONTE DE ESCAPE ( POREM NÃO É DA VONTADE DELE ELE DESEJA MESMO A UNIÃOPERMANENTE AQUI NA TERRA D E AMBOS .
1 Coríntios 7:10-11: "...não se separe...se, porém, ela vier a separar-se, que não se case... ou que se reconcilie com seu marido".
JÁ FUI CASADO ME SEPAREI AGORA QUERO CASAR-ME DE NOVO COMO DEUS VÊ ESTE MEU CASO ?
SUGESTAO PARA PESQUISA ; WWW.DICIO.COM.BR . WWW.BIBLIAONLINE.COM.BR
Tem sim uma alternativa correta de se
casar novamente. Novo casamento de divorciados é adultério. É adultério para aquele que se
divorcia de seu par ,Marcos 10:11-12, para aquele que está divorciado (Mateus
5:32) e para aqueles que se casam com pessoas divorciadas (Lucas 16:18). De
acordo com Romanos 7:2-3 o adultério continua enquanto se está casado com um
segundo par e o primeiro ainda vive.
E agora Se Eu Estou Novamente Casado?
Desde que nenhum adúltero pode ir para o
céu (1 Coríntios 6:9-11) e desde que Deus julgará os adúlteros (Hebreus 13:4),
aqueles divorciados que estão cometendo adultério por haverem se casado
novamente necessitam urgentemente de serem perdoados.
Mas o que têm eles que fazer para receber perdão? Têm que se arrepender (Atos 2:38). O arrependimento envolve o abandono das práticas pecaminosas; neste caso, a desistência do adultério.
Os Coríntios foram limpos depois que eles deixaram suas práticas pecaminosas ("Tais fostes alguns de vós" 1 Coríntios 6:9-11).
O Evangelho sempre exige a separação do pecado. O beberrão deve separar-se de sua garrafa, o idólatra de seus ídolos, o homossexual de seu amante, o adúltero de seu par ilegal. obs; se alguem ao ler aqui e sabe d e outra alternativa dada por DEUS nos aponte por favor , a palavra é viva e eficaz .
Mas o que têm eles que fazer para receber perdão? Têm que se arrepender (Atos 2:38). O arrependimento envolve o abandono das práticas pecaminosas; neste caso, a desistência do adultério.
Os Coríntios foram limpos depois que eles deixaram suas práticas pecaminosas ("Tais fostes alguns de vós" 1 Coríntios 6:9-11).
O Evangelho sempre exige a separação do pecado. O beberrão deve separar-se de sua garrafa, o idólatra de seus ídolos, o homossexual de seu amante, o adúltero de seu par ilegal. obs; se alguem ao ler aqui e sabe d e outra alternativa dada por DEUS nos aponte por favor , a palavra é viva e eficaz .
E NO CASO DE TRAIÇÃO !? Há Exceções?
SUGESTAO PARA PESQUISA ; WWW.DICIO.COM.BR . WWW.BIBLIAONLINE.COM.BR
Toda a pessoa divorciada de um companheiro vivo comete adultério
quando se casa novamente, exceto aquele que se divorciou de seu par por traição
conjugal (Mateus 19:9). Nenhuma exceção é dada àquelas pessoas cujos divórcios
não envolveram traição. Nenhuma exceção é dada àqueles que receberam o divórcio.
A exceção é dada somente àqueles que se divorciaram por motivo de traição do
outro cônjuge.
a mente enganadora do ser humano e com ajuda do diabo a spessos tem muita confusao referente a este assunto mas esta beme xplicado na biblia DEUS fez a regra certa é só seguir . É por causa das teorias dos homens e dos esforços para evitar o que Jesus disse. leia e releia ... Marcos 10:11-12; Lucas 16:18; Romanos 7:2-3;
a mente enganadora do ser humano e com ajuda do diabo a spessos tem muita confusao referente a este assunto mas esta beme xplicado na biblia DEUS fez a regra certa é só seguir . É por causa das teorias dos homens e dos esforços para evitar o que Jesus disse. leia e releia ... Marcos 10:11-12; Lucas 16:18; Romanos 7:2-3;
sábado, 26 de janeiro de 2013
a mãe escolhida - mensagem escrita
A mãe escolhida, entre todas de Israel , Débora
Gente incapaz aos olhos humanos de ter exito na familia , empresa, visinhança colégio, cidade,estado, nação.o que é uma pessoa vista como incapaz ?
Significado de Incapazadj. e s.m. e s.f. Que não se acha em estado de fazer alguma coisa: incapaz de andar.
igreja pentecostal nova vida bauru vila sao paulo vila celina e regiao do mary dota
fone para visitas no lar prece forte e aconselhamentos dia e noite pode ligar 14 32392007 ( fixo)
pr. antonio marcos ( para corrente no lar ,visita a enfermos , carcerados, para aconselhamentos )
======================================================================
Gente incapaz aos olhos humanos de ter exito na familia , empresa, visinhança colégio, cidade,estado, nação.o que é uma pessoa vista como incapaz ?
Significado de Incapazadj. e s.m. e s.f. Que não se acha em estado de fazer alguma coisa: incapaz de andar.
Que não tem capacidade para: incapaz de governar.
Que não tem capacidade legal: incapaz de testar.
Inábil, insuficiente, inapto.
DEMONSTRAM NAO TER OS REQUISTOS PARA PREEENCHER O QUADRO ESPERADO.PARA TER PODER COMANDO EXITO SABEDORIA um jovem pastor de ovelhas, davi ,um sonhador , musico harpista e compositor ( de cânticos) falava daquilo que seu coraçao estava cheio . talento sem procura , quando s e precisa d e braço forte guerreiro para eliminar o adversario . Porem , Deus o chamou para duas grandes missoes ; homem de guerra mas e rei de todo o Israel.
Pergunta é mas Por quê? Porque Davi tinha algo mais importante do que habilidade militar ou sangue real. Ele tinha fé em Deus.
=====================================================================
Lider em israel no tempo dos juizes uma mulher sim mulher Debora .
Pelo olhar clinico humano , uma incapaz para tal titulo e compromisso
A Bíblia fala pouco sobre suas credenciais, mas ela era alguem que assumiu um papel na terra e deus observava dos altos céus essa mulher era esposa e mãe (Jz 4.4; Jz 5.7), o que não a qualificava para dirigir um país.
Débora tinha a mesma vantagem que Davi: ela tinha fé em Deus. Numa época em que Israel andava aos tropeços e cada homem fazia aquilo que parecia certo aos seus próprios olhos leia Jz 17.6; Jz 21.25),
Deus escolhe uma mulher de grande fé , determinada de garra a segui-lO em obediência.
Débora era uma profetisa, significando que Deus lhe falava e ela transmitia Sua Palavra ao povo. Ela era uma juíza, portanto, julgava as pessoas que vinham até ela para resolver suas contendas. Naturalmente, ela também era esposa e mãe. Seu feito mais conhecido ocorreu quando os israelitas clamaram a Deus por libertação depois de vinte anos de opressão sob o jugo de Jabim, rei de Canaã. O poderoso Jabim tinha 900 carros de ferro e governava a partir de Hazor, no Norte de Israel. Débora, que vivia no Sul, fora de Jerusalém, nas regiões montanhosas de Efraim, convocou Baraque, da tribo de Naftali, da região de Hazor. Quando Baraque chegou, Débora corajosamente transmitiu-lhe o plano de Deus:
“Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos” (Jz 4.6-7).
Baraque estava disposto a obedecer, mas insistiu que Débora fosse com ele.
Ela concordou, porém disse a Baraque que assim ele cederia a uma mulher a honra de capturar Sísera. Naquele dia Deus sustentou Israel, como Débora sabia que Ele faria. O Senhor enviou uma chuva torrencial que inundou o ribeiro Quisom e fez com que a armada aparentemente invencível de Sísera atolasse na lama. Este fugiu e foi engodado por Jael, outra mulher, que cravou uma estaca de tenda em sua cabeça e o matou. Dessa maneira, Deus libertou Israel. Mais tarde, Débora escreveu um belo cântico (Jz 5) que exalta a Deus e revela muito sobre sua própria pessoa.
Ela era uma mulher de profunda fé e grande discernimento espiritual. Havia avaliado a sombria situação de seu país com perspicácia (Jz 5.6-7), compreendeu o motivo da decadência (idolatria, v.8) e assumiu a responsabilidade pela nação (vv. 7,12). Ela tinha tanta autoridade que, quando convocou Baraque, ele veio imediatamente sem questionar sua autoridade ou suas instruções. Débora é a única mulher na Bíblia que não apenas governou Israel como também deu ordens militares a um homem, e isso com a bênção de Deus. Quando ela mandava reunir as tropas, esperava que elas se apresentassem. Aos que ignoravam o chamado, ela amaldiçoava: “Amaldiçoai a Meroz, ...amaldiçoai duramente os seus moradores, porque não vieram em socorro do Senhor” (Jz 5.23).
Débora provavelmente não conseguia entender por que esses combatentes de Israel tinham tão pouca fé em Deus.
Por um lado, Débora aparentava ser uma mulher “dura” no confronto, mas também parecia extremamente maternal. Somente uma mãe que se importa com seus filhos pensaria em descrever a mãe de Sísera aguardando ansiosamente que seu filho voltasse para casa, preocupada com sua demora em voltar da batalha (v.28).
É interessante observar que não há evidência bíblica de que Débora tenha usurpado a autoridade masculina. É triste dizer que, provavelmente, existia pouca autoridade masculina fiel a Deus naqueles dias. Israel estava em condição espiritual tão lamentável que Deus envergonhou a nação daqueles dias depositando o mais alto cargo de liderança nas mãos de uma mulher.
Hoje, vivendo em um mundo dirigido pelo sucesso e pelas realizações materiais, é fácil esquecer que Deus não deseja tanto as nossas habilidades, mas sim a nossa vontade, o nosso querer que vem da fé. Podemos lembrar que a história das missões modernas está igualmente repleta de mulheres de grande fé a quem Deus colocou em posições de enorme responsabilidade. Nas selvas da Colômbia e da Venezuela, por mais de 50 anos, Sophie Müller implantou centenas de igrejas, até que o Senhor finalmente a levou em outubro de 1995.
A sua autobiografia, publicada pela Missão Novas Tribos, é intitulada His Voice Shakes the Wilderness (A Voz de Deus Faz a Selva Estremecer). Depois que Jim Elliot, Nate Saint e três outros missionários foram mortos no Equador pelas flechas dos índios Huaorani (Aucas) em 1956, duas mulheres os substituíram: Elisabeth Elliot, viúva de Jim, e Raquel Saint, irmã de Nate. A senhorita Saint ficou no Equador até sua morte em 1994, conduzindo os índios a Cristo, ensinando-os e ministrando-lhes a Palavra de Deus. Baraque, sem dúvida, foi um ótimo militar, e seu nome está registrado em Hebreus 11 como homem de fé.
Porém, ele mesmo teria capturado Sísera se tivesse confiado um pouco mais em Deus. Débora, por outro lado, era uma simples esposa e mãe, mas sua fé a tornou um vaso muito mais útil para o Senhor do que alguém poderia imaginar. A Bíblia ensina que nosso tempo na terra é curto: “Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4.14). Muitas pessoas podem abalar montanhas com suas credenciais e construir reinos com suas aptidões. Mas, no final, o que contará para a eternidade não será aquilo que realizamos com nossas habilidades, mas o que Deus fez através de nós por meio de nossa fé.
======================================================================igreja pentecostal nova vida bauru vila sao paulo vila celina e regiao do mary dota
fone para visitas no lar prece forte e aconselhamentos dia e noite pode ligar 14 32392007 ( fixo)
pr. antonio marcos ( para corrente no lar ,visita a enfermos , carcerados, para aconselhamentos )
======================================================================
sexta-feira, 25 de janeiro de 2013
O ADVERSARIO VE ALGO EM TI O QUE ?
O ADVERSARIO VE ALGO EM TI O QUE ?
“Porquanto a Síria teve contra ti maligno conselho, com Efraim e com o filho de Remalias” (Isaías 7.5).
Nos tempos de Acaz, rei de Judá, uma confederação de nações formada por Rezim, rei da Síria, pela tribo de Efraim e pelo filho de Remalias levantou-se contra o povo de Deus.
Então, quando soou o aviso dessa conspiração, uma grande inquietação surgiu no meio dos servos do Senhor, a qual foi comparada pelo escritor sagrado à agitação das árvores de um bosque ao serem sacudidas pelo vento
(v. 2). Diante dessa situação, o Altíssimo mandou que o profeta Isaías fosse ao encontro de Acaz e lhe dissesse que não deixasse seu coração desanimar, mas se acautelasse e se aquietasse
(v. 3,4). Ora, os adversários estavam decididos a acabar com Judá, mas o Senhor garantiu que isso não aconteceria.
Aliás, por se aliar ao inimigo de Deus, Efraim – uma das maiores tribos de Israel – deixaria de ser povo 65 anos após esse acontecimento
(v. 8). É algo muito sério alguém se unir ao maligno para prejudicar os filhos do Altíssimo.. Realmente, não é bom tocar nos ungidos do Senhor
(1 Crônicas 16.22), porque quem se levanta contra o cristão se ergue para cair; afinal, não há a menor possibilidade de o ímpio prevalecer contra aqueles que, de fato, servem ao único e verdadeiro Deus. ( detalhe se for mesmos eguidor cristão fiel , por isso temos que andar em santidade , separados)
Se há alguma ameaça contra a sua vida ou a de algum dos seus, firme-se na Palavra do Senhor e siga em frente, pois a Bíblia declara que mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido (Salmo 91.7).
Em meio à tribulação, quem treme se assusta com o vento forte , cai e fracassa ve a saparencias .
DEIXE O SENHOR DEUS AGIR
Isaías disse a Acaz que o rei teria de se acautelar – e essa é a ordem número um de Deus para quem deseja livrar-se das tentações: vigiar!
Se você sabe de algo que lhe cause mal, por que usá-lo e, assim, tentar o Senhor? Fuja das armadilhas do diabo! I Co 10.13, “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” MAS EU NAO CONSIGO ALGUEM PDOE DIZER , MAS DEUS DIZ QUE TU PODES ...OU A SUA PALAVRA OU A DE D EUS ESCOLHA .
Depois, o governante deveria aquietar-se, pois quem se aflige não consegue crer no poder divino nem fazer a oração da fé.
Por que se agitar, se o Todo-Poderoso garantiu que estaria com você todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28.20b)?
Acalme-se e veja o livramento que lhe será concedido. O profeta disse ainda que o coração do rei não deveria ficar desanimado.
Uma das melhores coisas para Satanás é quando você esmorece, porque, sem ânimo, ninguém consegue firmar-se contra as astutas ciladas do destruidor.
No entanto, se resistir ao maligno, o conselho dele não subsistirá nem suas ameaças se confirmarão.
amados o único conselho que prevalece é o do Senhor (Salmo 33.11; Provérbios 19.21).
O Altíssimo tem você em Sua santa mão e jamais deixará que o adversário o toque, desde que você não permita que o inimigo lhe tire de sua posição privilegiada. faça a sua parte lute . tg 4.7
====================================================================
do amigo d e sempre pastor antonio marcos igreja pentecostal nova vida bauru sp
direçao e supervisao pastor aparecido januário ( debaixo ds mãos DIVINAS )
“Porquanto a Síria teve contra ti maligno conselho, com Efraim e com o filho de Remalias” (Isaías 7.5).
Nos tempos de Acaz, rei de Judá, uma confederação de nações formada por Rezim, rei da Síria, pela tribo de Efraim e pelo filho de Remalias levantou-se contra o povo de Deus.
Então, quando soou o aviso dessa conspiração, uma grande inquietação surgiu no meio dos servos do Senhor, a qual foi comparada pelo escritor sagrado à agitação das árvores de um bosque ao serem sacudidas pelo vento
(v. 2). Diante dessa situação, o Altíssimo mandou que o profeta Isaías fosse ao encontro de Acaz e lhe dissesse que não deixasse seu coração desanimar, mas se acautelasse e se aquietasse
(v. 3,4). Ora, os adversários estavam decididos a acabar com Judá, mas o Senhor garantiu que isso não aconteceria.
Aliás, por se aliar ao inimigo de Deus, Efraim – uma das maiores tribos de Israel – deixaria de ser povo 65 anos após esse acontecimento
(v. 8). É algo muito sério alguém se unir ao maligno para prejudicar os filhos do Altíssimo.. Realmente, não é bom tocar nos ungidos do Senhor
(1 Crônicas 16.22), porque quem se levanta contra o cristão se ergue para cair; afinal, não há a menor possibilidade de o ímpio prevalecer contra aqueles que, de fato, servem ao único e verdadeiro Deus. ( detalhe se for mesmos eguidor cristão fiel , por isso temos que andar em santidade , separados)
Se há alguma ameaça contra a sua vida ou a de algum dos seus, firme-se na Palavra do Senhor e siga em frente, pois a Bíblia declara que mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido (Salmo 91.7).
Em meio à tribulação, quem treme se assusta com o vento forte , cai e fracassa ve a saparencias .
DEIXE O SENHOR DEUS AGIR
Isaías disse a Acaz que o rei teria de se acautelar – e essa é a ordem número um de Deus para quem deseja livrar-se das tentações: vigiar!
Se você sabe de algo que lhe cause mal, por que usá-lo e, assim, tentar o Senhor? Fuja das armadilhas do diabo! I Co 10.13, “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” MAS EU NAO CONSIGO ALGUEM PDOE DIZER , MAS DEUS DIZ QUE TU PODES ...OU A SUA PALAVRA OU A DE D EUS ESCOLHA .
Depois, o governante deveria aquietar-se, pois quem se aflige não consegue crer no poder divino nem fazer a oração da fé.
Por que se agitar, se o Todo-Poderoso garantiu que estaria com você todos os dias, até a consumação dos séculos (Mateus 28.20b)?
Acalme-se e veja o livramento que lhe será concedido. O profeta disse ainda que o coração do rei não deveria ficar desanimado.
Uma das melhores coisas para Satanás é quando você esmorece, porque, sem ânimo, ninguém consegue firmar-se contra as astutas ciladas do destruidor.
No entanto, se resistir ao maligno, o conselho dele não subsistirá nem suas ameaças se confirmarão.
amados o único conselho que prevalece é o do Senhor (Salmo 33.11; Provérbios 19.21).
O Altíssimo tem você em Sua santa mão e jamais deixará que o adversário o toque, desde que você não permita que o inimigo lhe tire de sua posição privilegiada. faça a sua parte lute . tg 4.7
====================================================================
do amigo d e sempre pastor antonio marcos igreja pentecostal nova vida bauru sp
direçao e supervisao pastor aparecido januário ( debaixo ds mãos DIVINAS )
AJUDA EM MOMENTO ESPECIAL
AQUI AJUDA PARA DIVERSAS SITUAÇOES
-----------------------------------------------------------------
Como cuidar das viúvas e dos anciãos Génesis 47.1-12; Rute 1; Provérbios 23.22; ITimóteo 5.3-8
Como celebrar o nascimento ou a adoção de uma criança Salmo 100; Provérbios 22.6; Lucas 18.15-17; João 16.16-22
Como ser um bom amigo Provérbios 17.17; Lucas 10.25-37; João 15.11-17; Romanos 16.1-2
Como celebrar um casamento Génesis 2.18-24; Cântico dos Cânticos 8.6-7; Efésios 5.21-33; Colossenses 2.6-7
Como ser um líder Isaías 11.1-9; 32.1-8; ITimóteo 3.1-7; 2Timóteo 2.14-26; Tito 1.5-9
Como celebrar um aniversário de casamento Salmo 100; ICoríntios 13
Como controlar seu temperamento Provérbios 14.17-29; 15.18; 19.11; 29.22; Eclesiastes 7.9; Gálatas 5.16-26
Como celebrar uma formatura Salmo 119.105; Provérbios 9.10-12; Gálatas 5.16-26; Filipensès 4.4-9
Como controlar a língua Salmo 12; 19.14; Provérbios 11.13; 26.20; 2Tessalonicenses 2.16-17; Tiago 3.1-12
Como descobrir a vontade de Deus Salmo 15; Miquéias 6.6-8; Mateus 5.14-16; Lucas 9.21-27; Romanos 13.8-14; 2Pedro 1.3-9; ljoão 4.7-21
Como enfrentar ensinamento falso Mateus 7.15-20; 2Pedro 2; ljoão 4.1-6; Judas
Como enfrentar a prisão de companheiros Provérbios 1.7-19; Romanos 12.1-2; Gálatas 6.1-5; Efésios 5.1-20
Ao ingressar na universidade Provérbios 2.1-8; 3.1-18; 4.1-27; 23.12; Romanos 8.1-17; ICoríntios 1.18-31
Ao ingressar no serviço militar 2Samuel 22.2-51; Salmo 91; Efésios 6.10-20; 2Timóteo 2.1-13
Como enfrentar a morte de um ente querido Jó 19.25-27; João 11.25-27; 14.1-7; Romanos 8.31-39; 14.7-9; ITessalonicenses 4.13-18
Como enfrentar a enfermidade Salmo 23; isaias 53,4 e 5 ; Tiago 5.14-16 , mateus 8.17
Como enfrentar o sofrimento e a perseguição Salmo 109; 119.153-160; Mateus 5.3-12; João 15.18—16.4; Romanos 8.18-30; 2Coríntios 4.1-15; Hebreus 12.1-11; IPedro 4.12-19
Como tomar uma decisão difícil IReis 3; Ester 4—7; Salmo 139; Daniel 2.14-23; Colossenses 3.12-17
Como enfrentar o divórcio Salmo 25; Mateus 19.1-9; Filipensès 3.1-11
Como enfrentar o desamparo Salmo 90.1-2; Isaías 65.17-25; Lamentações 3.19-24; Lucas 9.57-62; Apocalipse 21.1-4
Como enfrentar a prisão Lamentações 3.34-36; Mateus 25.31-46; Lucas 4.16-21 Diante de uma vida solitária ICoríntios 7.25-38; 12.1-31
Como enfrentar os desastres da natureza Génesis 8.1—9.17; Jó 36.22—37.13; Salmo 29; 124; 36.5-9; Jeremias 31.35-37; Romanos 8.31-39; IPedro 1.3-12
Diante de um julgamento ou demanda judicial Salmo 26; Isaías 50.4-11; Mateus 5.25-26; Lucas 18.1-8
Ao perder o emprego Jeremias 29.10-14; Lucas 16.1-13; Filipensès 4.10-13
Ao perder posses ou propriedades Jó 1.13-22; 42.7-17; Isaías 30.19-26; 41.17-20; Romanos 8.18-39
Como aproveitar o tempo Provérbios 12.11; 28.19; Marcos 13.32-37; Lucas 21.34-36; ITimóteo 4.11-16; Tito 3.8-14
Igreja pentecostal Nova Vida Bauru visite-nos ligue para maiores informaçoes ... f. 14 32392007
-----------------------------------------------------------------
Como cuidar das viúvas e dos anciãos Génesis 47.1-12; Rute 1; Provérbios 23.22; ITimóteo 5.3-8
Como celebrar o nascimento ou a adoção de uma criança Salmo 100; Provérbios 22.6; Lucas 18.15-17; João 16.16-22
Como ser um bom amigo Provérbios 17.17; Lucas 10.25-37; João 15.11-17; Romanos 16.1-2
Como celebrar um casamento Génesis 2.18-24; Cântico dos Cânticos 8.6-7; Efésios 5.21-33; Colossenses 2.6-7
Como ser um líder Isaías 11.1-9; 32.1-8; ITimóteo 3.1-7; 2Timóteo 2.14-26; Tito 1.5-9
Como celebrar um aniversário de casamento Salmo 100; ICoríntios 13
Como controlar seu temperamento Provérbios 14.17-29; 15.18; 19.11; 29.22; Eclesiastes 7.9; Gálatas 5.16-26
Como celebrar uma formatura Salmo 119.105; Provérbios 9.10-12; Gálatas 5.16-26; Filipensès 4.4-9
Como controlar a língua Salmo 12; 19.14; Provérbios 11.13; 26.20; 2Tessalonicenses 2.16-17; Tiago 3.1-12
Como descobrir a vontade de Deus Salmo 15; Miquéias 6.6-8; Mateus 5.14-16; Lucas 9.21-27; Romanos 13.8-14; 2Pedro 1.3-9; ljoão 4.7-21
Como enfrentar ensinamento falso Mateus 7.15-20; 2Pedro 2; ljoão 4.1-6; Judas
Como enfrentar a prisão de companheiros Provérbios 1.7-19; Romanos 12.1-2; Gálatas 6.1-5; Efésios 5.1-20
Ao ingressar na universidade Provérbios 2.1-8; 3.1-18; 4.1-27; 23.12; Romanos 8.1-17; ICoríntios 1.18-31
Ao ingressar no serviço militar 2Samuel 22.2-51; Salmo 91; Efésios 6.10-20; 2Timóteo 2.1-13
Como enfrentar a morte de um ente querido Jó 19.25-27; João 11.25-27; 14.1-7; Romanos 8.31-39; 14.7-9; ITessalonicenses 4.13-18
Como enfrentar a enfermidade Salmo 23; isaias 53,4 e 5 ; Tiago 5.14-16 , mateus 8.17
Como enfrentar o sofrimento e a perseguição Salmo 109; 119.153-160; Mateus 5.3-12; João 15.18—16.4; Romanos 8.18-30; 2Coríntios 4.1-15; Hebreus 12.1-11; IPedro 4.12-19
Como tomar uma decisão difícil IReis 3; Ester 4—7; Salmo 139; Daniel 2.14-23; Colossenses 3.12-17
Como enfrentar o divórcio Salmo 25; Mateus 19.1-9; Filipensès 3.1-11
Como enfrentar o desamparo Salmo 90.1-2; Isaías 65.17-25; Lamentações 3.19-24; Lucas 9.57-62; Apocalipse 21.1-4
Como enfrentar a prisão Lamentações 3.34-36; Mateus 25.31-46; Lucas 4.16-21 Diante de uma vida solitária ICoríntios 7.25-38; 12.1-31
Como enfrentar os desastres da natureza Génesis 8.1—9.17; Jó 36.22—37.13; Salmo 29; 124; 36.5-9; Jeremias 31.35-37; Romanos 8.31-39; IPedro 1.3-12
Diante de um julgamento ou demanda judicial Salmo 26; Isaías 50.4-11; Mateus 5.25-26; Lucas 18.1-8
Ao perder o emprego Jeremias 29.10-14; Lucas 16.1-13; Filipensès 4.10-13
Ao perder posses ou propriedades Jó 1.13-22; 42.7-17; Isaías 30.19-26; 41.17-20; Romanos 8.18-39
Como aproveitar o tempo Provérbios 12.11; 28.19; Marcos 13.32-37; Lucas 21.34-36; ITimóteo 4.11-16; Tito 3.8-14
Igreja pentecostal Nova Vida Bauru visite-nos ligue para maiores informaçoes ... f. 14 32392007
DEUS NAO FAZ ACEPÇAO
É do nosso conhecimento que o Senhor não faz acepção de pessoas.
dizem que deus nao quer os certinhos e ele entende a gente somos iguais para ELE . amados dizem , vamos ver o que deus diz na carta chamada biblia que ele deixou para nós seguirmos
Somos todos iguais perante Ele (magro , gordo , alto , baixo e, branco,negro, , etc.)
“Quando menos Àquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre, porque todos são obras de suas mãos” (Jó 34:19).
“Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34).
Então porque Ele aceitou a oferta de Abel e não aceitou a oferta de Caim? Já que Ele não faz acepção de pessoas.
Em Gênesis 4:7, o Senhor fala para Caim que se ele fizesse coisas agradáveis, Ele aceitaria a sua oferta, mas as suas obras eram más (havia maldade,perversidade no coraçao de caim , praticava coisas que não agradavam ao Senhor.
Uma prova de que as obras de Caim eram más, mais lá na frente a frieza de matar o seu próprio irmão porque o Senhor rejeitou a sua oferta e aceitou a de seu irmão (Gênesis 4:8 – 1João 3:12).
Esse é um dos motivos que o Senhor não aceitou a sua oferta. A questão em si não é a oferta, mas sim o que procedia de dentro do seu coração. Como é que está o nosso coração perante o Senhor? “Sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Provérbios 4:23). carinho a todos , conte comigo para oraçao , esclareciemntos as dúvidas (dentro da biblia) no amor Fraterno em cristo
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
pastor /evangelista antonio marcos
IGREJA NOVA VIDA BAURU SP ...BONE DA BENÇAO 13 32392007
=============================================================
LEMBRANDO QUE NA VL. SAO PAULO ESTA PASTOR VALDIR E SUA EQUIPE DE FÉ MISSIONARIA MARCIA , EVANGELISTA WAGNER E AMADA MARCIANE COMA S CRIANÇAS E JOVENS E NO LOUVOR
===================================================================
VL . CELINA PASTOR APARECIDO JANUÁRIO E PR. CIRINEU DIA APÓS DIA NA FÉ
=======================================================================
dizem que deus nao quer os certinhos e ele entende a gente somos iguais para ELE . amados dizem , vamos ver o que deus diz na carta chamada biblia que ele deixou para nós seguirmos
Somos todos iguais perante Ele (magro , gordo , alto , baixo e, branco,negro, , etc.)
“Quando menos Àquele que não faz acepção das pessoas de príncipes, nem estima ao rico mais do que ao pobre, porque todos são obras de suas mãos” (Jó 34:19).
“Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas” (Atos 10:34).
Então porque Ele aceitou a oferta de Abel e não aceitou a oferta de Caim? Já que Ele não faz acepção de pessoas.
Em Gênesis 4:7, o Senhor fala para Caim que se ele fizesse coisas agradáveis, Ele aceitaria a sua oferta, mas as suas obras eram más (havia maldade,perversidade no coraçao de caim , praticava coisas que não agradavam ao Senhor.
Uma prova de que as obras de Caim eram más, mais lá na frente a frieza de matar o seu próprio irmão porque o Senhor rejeitou a sua oferta e aceitou a de seu irmão (Gênesis 4:8 – 1João 3:12).
Esse é um dos motivos que o Senhor não aceitou a sua oferta. A questão em si não é a oferta, mas sim o que procedia de dentro do seu coração. Como é que está o nosso coração perante o Senhor? “Sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida” (Provérbios 4:23). carinho a todos , conte comigo para oraçao , esclareciemntos as dúvidas (dentro da biblia) no amor Fraterno em cristo
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
pastor /evangelista antonio marcos
IGREJA NOVA VIDA BAURU SP ...BONE DA BENÇAO 13 32392007
=============================================================
LEMBRANDO QUE NA VL. SAO PAULO ESTA PASTOR VALDIR E SUA EQUIPE DE FÉ MISSIONARIA MARCIA , EVANGELISTA WAGNER E AMADA MARCIANE COMA S CRIANÇAS E JOVENS E NO LOUVOR
===================================================================
VL . CELINA PASTOR APARECIDO JANUÁRIO E PR. CIRINEU DIA APÓS DIA NA FÉ
=======================================================================
quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
PERGUNTAS E RESPOSTAS
EXERCITANDO A MENTECOM A PALAVRA D E DEUS :
ASSIM QUE SUA FÉ CRESCE
APRENDA DEOIS PERGUNTE A S PESSOAS AOS EU LADO !!!!
P- O livro de Isaías assemelha-se a uma pequena Bíblia: contém 66 capítulos; os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.
P-Qual rei que teve o seu coração agitado como árvores no bosque? R: Rei Acaz. Isaías 7:2.
P-Onde se lê que o lobo, o cordeiro e o leão comerão palha juntos? R: Isaías 65:25.
P- Onde se lê que a mágoa é melhor que o riso? R: Eclesiastes 7:3.
P-De quem a respiração era semelhante ao aroma das maçãs? R: A Igreja e a amada de Salomão. Cantares 7:1-8
P-Quem profetizou que a luz da lua seria tão brilhante quanto a do sol? R: Isaias 30:26
P-Onde é mencionada uma rede de dormir? R: Isaías 24:20 (SBB)
P-Quais os 7 Espíritos do Senhor? R: 1. Espírito do Senhor, 2. Espírito de sabedoria, 3. Espírito de entendimento, 4. Espírito de conselho, 5. Espírito de fortaleza, 6. Espírito de conhecimento, 7. Temor do Senhor. Isaías 11:2-3.
P- Onde se lê que o coração alegre é bom remédio? R: Provérbios 17:22.
P- Quais as 6 coisas que Deus aborrece a sétima que Deus abomina? R: 1. olhos altivos, 2. língua mentirosa, 3. mãos que derramam sangue inocente, 4. coração que maquina projetos iníquos, 5. pés que se apressam a correr para o mal, 6. testemunha falsa que profere mentiras, e 7. o que semeia contendas entre irmãos. Provérbios 6:1719.
P- O que não falta no muito falar? R: A transgressão. Provérbios 10:19.
P- Aonde fala na Bíblia "Quem dá aos pobres, empresta a Deus", e Ele lhe pagará R: Provérbios 19:17.
P- Quais os 2 salmos que são praticamente idênticos? R: Salmo 14 e Salmo 53. O Salmo 53 é apenas uma cópia do 14. A única diferença entre eles é que as palavras no Salmo 14 estão distribuídas em sete versículos, e no Salmo 53 estão distribuídas em seis versículos.
P- Qual é o versículo que se encontra no meio da Bíblia? R: Salmo 118:8. P- Qual o salmo mais curto? R: Salmos 117.
P- Qual o salmo mais longo? R: Salmos 119. - Existe a citação de um outro Jó no primeiro livro da Bíblia - Gênesis 46:13. - Além de tudo porque passou, Jó tinha um surpreendente conhecimento de astronomia, para a sua época - Jó 9:9 / 38:31 :33.
P- Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um tufão? R: Jó. Jó 1:18-19. P- Quem chamou os médicos de mentirosos? R: Jó. Jó 13:4.
P- Que personagem bíblico que se vestia de justiça e era pai dos necessitados? R: Jó. Jó 29:14,16. P- Qual a ave, citada na Bíblia, que trata os seus filhos como se não fossem seus? R: A avestruz. Jó 39:13-16.
P- Onde se diz, na Bíblia, que é difícil domesticar um boi selvagem? R: Jó 39:9-12 P- Onde são descritos os espirros do crocodilo? R: Jó 41:18.
P- Quais as 3 festas anuais que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia? R: Festa dos Pães Asmos, Festa das Semanas (Pentecostes) e Festa dos Tabernáculos. II Crônicas 8:13. P- Qual o profeta que foi esbofeteado? R: Micaías. II Crônicas 18:23-24.
P- Onde se lê que o barulho do choro não era ouvido, porque os gritos de alegria eram maiores? R: Esdras 3:12-13.
P- Quais os nomes dos 3 reis citados na Bíblia, que tiveram insônia? R: Assuero, rei da Pérsia - Ester 6:1-2. Nabucodonosor, rei da Babilônia - Daniel 2:1. Dario, rei da Pérsia - Daniel 6:18.
P- Quem morreu pelo instrumento que pretendia matar seu inimigo? R: Hamã. Ester 7:10. P- Qual(is) o(s) livro(s) da Bíblia que não contém o nome de Deus? R: No livro de Cantares ou Cântico dos Cânticos - versão Revista e Atualizada. E no livro de Ester - qualquer versão. P- Por que Rúben, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura? R: Por ter profanado o leito do seu pai. I Crônicas 5:1.
P- Qual o nome da mulher fundadora de duas cidades? R: Seerá. I Crônicas 7:24. P- Por que o rei Saul morreu? R: Por causa da sua transgressão contra o Senhor, por não ter guardado a Palavra do Senhor e por ter consultado uma necromante. I Crônicas 10:13-14.
P- Quem perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus? R: Uzá. I Crônicas 13:9-10. P- Quem recebeu a visita de um anjo quando debulhava trigo? R: Ornã. I Crônicas 21:20.
P- Qual homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas em ações de graças e louvores ao Senhor? R: Jedutum. I Crônicas 25:3. P- Que homens tinham rostos semelhantes a leões? R: 11 dos filhos de Gade, membros do exército de Davi. I Crônicas 12:8
P- Onde se lê na Bíblia a morte de um grupo de rapazes por terem zombado de um servo do Senhor, chamando-o de careca? R: II Reis 2:23-24.
P- Quem morreu de dor de cabeça? R: O filho da mulher de Suném. II Reis 4:17-20. P- Quem foi a 1ª pessoa na Bíblia que realizou o milagre da multiplicação de pães? R: Eliseu. II Reis 4:42-44. P- Qual o nome que deram à serpente de bronze levantada por Moisés no deserto? R: Neustã.II Reis 18:4. P- Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos? R: Rei Ezequias. II Reis 20:1-6.
P- Qual o rei que adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçaria e queimou o seu filho em sacrifício? R: Manassés, rei de Judá. II Reis 21:6,11. P- Quem fez um machado de ferro flutuar? R: O profeta Eliseu. II Reis 6:5-7
P- Quem comeu o próprio filho? R: Uma das mulheres que fizeram um pacto para comer seus filhos. II Reis 6:29 P- Qual o personagem bíblico que morreu por ir em busca dos seus escravos fugitivos? R: Simei. I Reis 2:40,42,46.
P- Quantos provérbios escreveu Salomão? R: 3000. I Reis 4:32. P- Quantos cânticos Salomão compôs? R: 1005. I Reis 4:32.
P- Por que o rei Davi não pôde construir um Templo para Deus? R: Por causa das muitas mortes e guerras que ele teve de enfrentar contra os seus inimigos. I Reis 5:3.
P- De onde foi tirada a madeira para a construção do 1º Templo de Jerusalém? R: Do Líbano. I Reis 5:6.
P- Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos? R: Hirão, rei de Tiro e Salomão, rei de Israel. I Reis 9:27.
P- Quantas vezes Deus apareceu a Salomão? R: Duas vezes. I Reis 11:9. P- Qual o nome do rei de Israel cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa? R: Jeroboão. I Reis 14:1-2,17.
P- Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo? R: Zinri. I Reis 16:18. P- Quem foi condenado à morte por ter matado um rei de Israel? R: Um moço amalequita. II Samuel 1:1-16.
P- Que homem israelita era celebrado por sua beleza? R: Absalão. II Samuel 14:25.
P- Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam? R: Absalão. II Samuel 14:25-26. P- Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria a seu lado em qualquer situação? R: Itai. II Samuel 15:21.
P-Quais os 2 irmãos que, depois de mortos, tiveram suas mãos e pés decepados? R: Recabe e Baaná. II Samuel 4:8-12.
P- Quais os 2 homens que, ajudados por uma mulher, se esconderam em um poço, conseguindo, assim, enganar os seus inimigos? R: Jônatas e Aimaás. II Samuel 17:17-21.
P- Quem foi o 1º homem, citado na Bíblia, que se enforcou? R: Aitofel. II Samuel 17:23.
P- Quem matou o irmão quando o beijava? R: Joabe. II Samuel 20:9-10.
P- Quem matou um gigante que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé? R: Jônatas, irmão de Davi. II Samuel 21:20,21. P- Quais os 3 melhores guerreiros do exército do rei Davi? R: Josebe-Bassebete, Eleazar e Samá. II Samuel 23:8-12.
P- Aonde fala de um homem de 24 dedos e por quem foi morto? R: Em II Samuel 21:20 e foi morto por Jônatas, filho de Simei, irmão de Davi.
P- Que povo foi derrotado na batalha por causa dos trovões? R: Os filisteus. I Samuel 7:10. P- Quem ganhou um reino quando procurava as jumentas do seu pai? R: Saul. I Samuel 9:2-3,17.
P- Qual o homem que, engatinhando, venceu uma batalha e contra que povo ele estava guerreando?
P- Qual era o nome da bisavó de Davi? R: Rute. Rute 4:13,16-17.
P- Qual o juiz que morreu após cair da cadeira para trás? R: Eli. I Samuel 4:18. P- Que mulher que, ao saber que a Arca do Senhor tinha sido tomada e de que seu marido e seu sogro tinham morrido, teve um parto prematuro e, depois, morreu? R: A mulher de Finéias. I Samuel 4:19-20.
P- Onde se menciona o queijo na Bíblia pela 1ª vez? R: I Samuel 17:18. P- Quem comeu carne de vitela preparada por uma feiticeira? R: Saul e seus servos. I Samuel 28
P- Em que livro e capítulo aparece a história de Davi e Golias? R: I Samuel 17
R: Jônatas, filho do rei Saul. Filisteus. I Samuel 14:13-14.
P- Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois? R: Sangar. Juízes 3:31.
P- Que rei reconheceu que Deus fez com ele o mesmo que ele tinha feito aos seus inimigos? R: Adoni-Bezeque, rei de Bezeque. Juízes 1:6-7.
P- Qual o rei citado na Bíblia pelo seu peso? R: Eglom, rei dos moabitas. Juízes 3:17.
P- Em que capítulo e livro aparece uma suíte (quarto e banheiro)? R: Juízes 3:24.
P- Qual o comandante de Israel que disse que só iria à batalha se uma mulher fosse com ele? R: Baraque. Juízes 4:4,6,8-9.
P- Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou? R: Jael. Juízes 4:18,21.
P- Qual a mãe que aguardava ansiosamente seu filho, olhando pela janela? R: Mãe de Sísera. Juízes 5:28.
P- Qual o filho de um juiz de Israel que, depois da morte do seu pai, se declarou rei junto a seus irmãos e depois os matou? R: Abimeleque. Juízes 9:1,2,3,4,5,6.
P- Qual o juiz de Israel tinha 30 filhos, que cavalgavam 30 jumentas e tinham 30 cidades? R: Jair. Juízes 10:4.
P- Qual o homem que, depois de morto, matou mais pessoas que em sua vida? R: Sansão. Juízes 16:30.
P- Quem é o único escritor da Bíblia que menciona o estômago? R: Juízes 1:7 P- Em que livro e capítulo aparece Sansão e Dalila? R: Juízes 16 P- Qual a única referência da bíblia a anões? R: Levítico 21:20
P- Que personagem bíblico prometeu sacrificar ao Senhor a 1ª pessoa que visse ao voltar vitorioso da batalha e quem foi sacrificado? R: Jefté. Sua filha. Juízes 11:30-32,34-35,39-40.
P- Onde aparece que o povo de Deus não deve se tatuar? R: Levítico 19:28
P- Qual o cavaleiro que teve o seu pé imprensado contra o muro? R: Balaão. Números 22:25. P- Onde se lê na Bíblia sobre a conservação da natureza? R: Deuteronômio 20:19.
P- Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto? R: Pão e vinho. Deuteronômio 29:5-6. P- Quais as 4 cidades mencionadas na Bíblia que foram destruídas por causa da ira de Deus? R: Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim. Deuteronômio 29:23.
P- Qual rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para os amaldiçoar? R: Balaque, rei de Moabe. Números 22:5-6,12 e Números 23:11-12.
P- Quem foi sepultado por Deus em um vale? R: Moisés. Deuteronômio 34:5-6.
P- Que homem, citado na Bíblia, era o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes)? R: Arba. Josué 14:15.
P- Onde se lê (num mesmo livro) na Bíblia o nome de um estado brasileiro e de sua capital? R: Pará - Josué 18:23 e Belém - Josué 19:15.
P- Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho? R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8-10.
P- Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue? R: Moisés. Êxodo 4:24-25. P-Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20.
P- Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois? R: Êxodo 15:23-25.
P- Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? R: Êxodo 21:27. P- Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo? R: Êxodo 23:20-21. P- Onde há pena de morte prescrita para um animal? R: Êxodo 21:28 P- Quando aparece a primeira referência ao Livro da Vida do Senhor? R: Êxodo 32:33.
P- Onde aparece que Ninguém deve aparecer diante de Deus (no tabernáculo) de mãos vazias (sem o que dar para Ele)? R: Êxodo 34:20.
P- Donde surgiu a tradição de dar flores para as mães, namoradas e esposas? R: Em Gênesis 30:14. De Rúben para Lia sua mãe.
P- Quando aparece a primeira referência à Seleção Genética? R: Em Gênesis 30:32, 38-43. Jacó com suas ovelhas e cordeiros.
P- Quando aparece a primeira referência à regra (menstruação) das mulheres? R: Em Gênesis 31:35.
P- Onde aparece que ídolos e argolas ou brincos eram símbolos usados por estrangeiros? R: Em Gênesis 35:4.
P- Quais são os filhos de Jacó e com que mulheres? R: Com Lia: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulon. Com Raquel: José, Benjamim. Com Bila (serva de Raquel): Dã, Naftali. Com Zilpa (serva de Lia): Gade, Aser. Gênesis 35:23-26.
P- Qual era o percentual do imposto no tempo do Faraó e de José no Egito? R: 20% - Gênesis 41:34.
P- Qual a referência bíblica para a existência do cumprimento: Tudo bem? R: Em Gênesis 43:27. P- Quantos netos teve Jacó só dos filhos homens? R: 54 netos: Rúben (4), Simeão (6), Levi (3), Judá (5), Issacar (4), Zebulon (3), José (2), Benjamim (10), Dã (1), Naftali (4), Gade, Aser. Gênesis 46:9-27.
P- Quantos anos viveu Jacó no Egito? R: 17 anos. Gênesis 47:9 e 47:28 => 147 na morte - 130 da vinda ao Egito = 17 anos.
P- Donde aparece na Bíblia a primeira idéia de caixão de defunto? R: Com José em Gênesis 50:26.
P- Quando ocorreu a primeira cirurgia e por quem foi realizada? R: Foi realizada por Deus, quando tirou uma costela de Adão. Gênesis. 2:21-22
- Qual a primeira árvore que aparece na Bíblia? Figueira. Gn 3:7
- Em qual livro está escrito que Paulo tinha uma irmã? Em Atos. At 23:16
- Em que livro cita que Paulo não era casado? Em I Coríntios 7:8 (era viúvo ou solteiro) - mais provavelmente viúvo, porque ele pertencia ao Sinédrio (Supremo Tribunal dos Judeus) Atos 26:10. E ao Sinédrio só era permitido ser membro quem fosse casado.
- Em qual lugar da Bíblia é citado Satanás pela primeira vez? Em I Crônicas 21:1. Ou Jó 1, se este foi o primeiro livro a ser escrito (anterior até a Gênesis, segundo alguns autores).
- Qual o capítulo que está na metade do N.T.? O capítulo 8 de Romanos. - Qual o capítulo onde todos os versículos terminam com a mesma palavra?Salmo 136. - Pedro era casado. Como sabemos disto? Porque Jesus curou a febre de sua Sogra. Mt 8:14-15.
- Dos 4 evangelistas, quais não eram discípulos de Jesus? Marcos e Lucas. - Qual o único capítulo que termina com 2 pontos (:)? Atos 21. - Quem aprendeu as Sagradas Escrituras desde a infância? Timóteo. II Tm 3:15. - Quem disse: “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”? Paulo. Fp 1:21. - Qual foi um dos frutos que o martírio de Estevão produziu? A conversão de Saulo. At 22:20. - Quem nos ensina que devemos cumprir tudo o que prometemos a Deus? Salomão. Ec 5:4.
- O que devemos dizer quando fazemos planos? Se o Senhor quiser faremos isto ou aquilo. Tg 4:15. - O que acontece a quem encobre seus pecados? Não Prosperará. Provérbios 28:13. - O que o crente não pode perder? O primeiro amor ao Senhor. Ap 2:4. - O que Paulo nos diz sobre o amor ao dinheiro? É a raiz de todos os males. I Tm 6:10.
- O que a Bíblia diz sobre as aflições do justo? Que são muitas, mas o Senhor de todas o livra. Sl 34:19. - Que escritor bíblico faz referência ao papel e a tinta? João. II João 12. - Quem disse que nosso trabalho no Senhor não é em vão? Paulo. I Co 15:58. - Em I Samuel 17:18, o queijo é mencionado pela primeira vez na Bíblia.
- Em Juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma. - Dois reis dos Amorreus foram postos em fuga por vespões. Josué 24:12.
- A arca de Noé media 134 m de comprimento, 23 m de largura e 14 m de altura. Sua área total nos três pisos era de 9.250 m2 e um volume total de 43.150 m3 aproximadamente: o que a tornapróxima das embarcações atuais. Gênesis 6:15-16.
- Noé passou na arca com sua família e com os animais 375 dias. Gênesis 7:11. 8:13-19. - O movimento ecológico, começou por um alerta de Deus. Êxodo 23:28-29. - Davi além de poeta, músico e cantor foi inventor de diversos instrumentos musicais. Amós 6:5.
- Davi foi ungido 3 vezes, obtendo uma gloriosa confirmação divina e humana. I Samuel 16:1-13. II Samuel 2:4. I Crônicas 11:1-3. - Salomão não era o único sábio, haviam mais 4 sábios. I Reis 4:29-31.
- O Antigo Testamento apresenta 332 profecias literalmente cumpridas em Cristo. - As melhores e “maiores” pregações de Jesus foram feitas por ele assentado. Mateus 5:1-2. Lucas 4:20-21. Lucas 5:3.
- O nome “cristão” só aparece três vezes na Bíblia. Atos 11:26. Atos 26:28. I Pedro 4:16. - Paulo pregou o sermão mais longo descrito na Bíblia - até o romper da alva. Atos 20:7-11.
- A idéia organizacional é bíblica e foi implantada por Moisés no deserto sob a orientação de um sacerdote. Êxodo 18:13-26.
- O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos, aparecem descritos exatamente como hoje. Naum 2:4.
- A questão salarial e a responsabilidade trabalhista, são uma preocupação divina há tempos. Tiago 5:4 - Há 3573 promessas na Bíblia. - Dos quatro evangelistas só dois andaram com Jesus; Marcos e Lucas não foram seus discípulos.
- Todos os versos do Salmo 136 terminam com o mesmo estribilho: "Porque a Sua misericórdia dura para sempre." - Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu. - João era o discípulo mais jovem dos doze.
- Quem foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites?Jesus (Mateus 4), Elias (I Reis 19:8) e Moisés (Deuteronômio 9:9). - Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.
- O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. Os 176 versículos acham-se divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
- Matusalém, o homem mais velho da Bíblia, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu. - Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque "as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai". Gênesis. 19:36-38.
- 42 mil pessoas perderam a sua vida por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. Juízes 12:5-6.
- Adão não teve sogra.
- Elias teve o privilégio de comer uma refeição preparada por um anjo. I Reis 19.
- Existem muitos dados curiosos relativos às estatísticas bíblicas. Um dos números que mais aparece na Bíblia é o 7. Entre os Hebreus este número era considerado sagrado e símbolo da perfeição.
- Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.
- A operação matemática mais rendosa foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes para alimentar a mais de cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.
- Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
- Calcula-se que o presente que Naamã ofereceu a Eliseu, do qual Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.
- Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
- "BÍBLIA" vem do grego "Biblion" (que significa "livro").
O plural de "biblion" é BÍBLIA (que significa simplesmente "LIVROS). - O Autor da Bíblia é Deus. - O Intérprete da Bíblia é o Espírito Santo.
- O assunto central da Bíblia é Jesus Cristo. - A Bíblia é o livro mais editado e vendido do mundo. - A Bíblia é o livro mais lido do mundo. - Número Total de livros da Bíblia: 66 livros. - 39 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento.
- 66, 39 e 27 são todos múltiplos de 3, o número da perfeição. - Os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem a inclusão dos apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C., sendo aceitos pelo cânon Judaico, e também pelos Protestantes, Católicos Ortodoxos, Igreja Católica Russa, e parte da Igreja Católica tradicional
. - O Velho Testamento é cerca de três vezes e meia maior do que o Novo Testamento - Os livros de história cobrem metade do Velho Testamento
- Os livros de poesia cobrem um quinto do Velho Testamento
- Os Evangelhos ocupam quase a metade do Novo Testamento.
- O Pentateuco (os primeiros cinco livros escritos por Moisés) é quase do tamanho do Novo Testamento - O Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico. -
O Novo Testamento foi originalmente escrito em Grego. - Existem, aproximadamente 2.800 línguas e 3.000 dialetos, mas a Bíblia já foi vertida, em parte, em 1.500 línguas e dialetos. A Bíblia inteira só está traduzida em cerca de 330 línguas. -
Os escritos antigos não tinham pontuação, parágrafos, capítulos, versículos, divisões, títul os. Eram escritos mais ou menos assim: portantoidefazeidiscipulosdetodasasnacoesbatizandoosemnomedopaiedofilho É claro que em Hebraico, Aramaico e Grego. Escreviam assim porque o material de escrita era excessivamente caro e raro. Sem espaços, letras maiúsculas ou minúsculas, pontuações ou parágrafos, economizavam mais espaço. Mas isto podia gerar erros de cópia e erros de tradução. - A frase: “Não temais” aparece na Bíblia 366 vezes. Uma para cada dia do ano e uma sobra para o ano bissexto. Número de vezes que aparece a palavra: - Deus: 4.336 - Revisada (AMTGH) - Senhor: 7.607 - Rev. (AMTGH) - Satanás: 54 - Revisada - Fé: no AT da versão revisada - 5, na revisada (de AMTGH) - 2 - Há 8.000 vezes a palavra "Senhor".
- A volta de Jesus é citada 1845 vezes. "Quem dá aos pobres, empresta a Deus" Usada principalmente pelos católicos romanos, essa frase já está nos lábios de alguns cristãos.
Todavia, o versículo bíblico que mais se aproxima de tal afirmação é Provérbios 19:17: "Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, e ele lhe pagará o seu benefício". Alguém dirá: "Mas não é a mesma coisa?" Não! Pois o versículo bíblico possui o selo da inspiração! "Quem com ferro fere, com ferro será ferido" Essa frase, empregada para enfatizar a justiça de Deus, não está registrada na Bíblia Sagrada. É uma deturpação das palavras de Jesus ditas a Pedro, em Mateus 26:52: "Mete no seu lugar a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada à espada morrerão". "Quem não vem pelo amor, vem pela dor" É verdade que muitas pessoas, depois de passarem por uma dolorosa experiência, entendem a vontade de Deus (Dn 4:30-37; At 9).
Entretanto, isso não é uma regra. Existem pessoas que nem mesmo pela dor se arrependem. Por isso, a Palavra de Deus alerta: "O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura" (Pv 29:1). "Vem a mim como estás" Jesus recebe o pecador arrependido na condição em que está. Todavia, a frase em questão não está registrada nos Evangelhos, apesar de ser usada com freqüência por muitos pregadores. Em seu lugar, pode-se usar um versículo bíblico autêntico, como Mateus 11:28: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei". Portanto, não seja como o papagaio, que repete, repete, repete... Seja como os bereanos, que examinavam nas Escrituras tudo o que ouviam. Afinal, a própria Bíblia Sagrada diz: "Examinai tudo. Retende o bem" (I Ts 5:21). "Fazei o bem sem olhar a quem" Essa frase é uma distorção de Gálatas 6:10: "Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé".
O cristão deve fazer o bem, pois ele tem a bondade, um dos elementos do fruto do Espírito (Gl 5:22). Mas fazer o bem "de olhos fechados" pode ser perigoso. Existem muitos vigaristas dizendo-se missionários ou pastores.
Eles sempre contam casos tristes para aplicar os seus golpes, e os irmãos bondosos, por não olharem a quem estão ajudando, acabam sendo lesados. Cabe-nos ajudar as pessoas comprovadamente necessitadas: "Livremente abrirás a tua mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra" (Dt 15:11). "Jesus é o Médico dos médicos" Certos pregadores afirmam: "A Bíblia diz que Jesus é o Médico dos médicos". Nas Escrituras, não existe esta menção. Jesus é chamado de Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 17:14). Em nenhum lugar ele é chamado de Médico dos médicos.
A expressão hebraica que demonstra o seu poder de curar os enfermos é "Yahweh-Roph´eka", que significa "O Senhor que te sara", também traduzida como: "O Senhor, teu Médico" (Êx 15:26). "Mente vazia é oficina do diabo" De fato, a pessoa que não ocupa a sua mente com as "coisas que são de cima" (Cl 3:1,2) acaba ficando vulnerável aos ataques do adversário. Como ser espiritual, ele tem influência sobre a mente dos incrédulos (2 Co 4:4; Ef 6:17). Segue-se que a frase é apenas apropriada para ilustrar o papel do diabo como tentador, não devendo ser usada com um versículo sagrado. "Não cai uma folha de uma árvore sem a vontade de Deus" A Bíblia mostra claramente que Deus é o Controlador da natureza. Em Isaías 40:12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz.
Apesar disso, a frase em questão não é um versículo bíblico! "O amor encobre uma multidão de pecados" Essa frase possui um acréscimo sutil, capaz de torcer a mensagem bíblica. Encobrir significa esconder, ocultar. E, de acordo com a Bíblia, "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará" (Pv 28:13). É preciso atentar para o que realmente as Escrituras dizem: "... a caridade cobrirá uma multidão de pecados" (I Pe 4:8). Dentro do contexto bíblico, cobrir significa perdoar. E a diferença entre cobrir e encobrir pecados é vista principalmente no Salmo 32: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto" (v. 1); "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri" (v. 5). "O cair é do homem, mas o levantar é de Deus" É comum o uso dessa frase para animar irmãos que fracassam na fé.
Quem a usa, tenta demonstrar que a pessoa caída não precisa se preocupar. Deus a levantará em tempo oportuno. Entretanto, se o homem não tomar uma posição, levantando-se, tal como o filho pródigo, Deus não o socorrerá (Lc 15:17-24). O texto de Tiago 4:8 mostra que o primeiro passo deve ser dado pelo homem. A Bíblia não diz: "Quando Deus se chegar a ti, chega-te para ele". O homem precisa querer, desejar se chegar a Deus. Em toda a Escritura, observa-se que Deus convida o homem a se levantar, pois o cair é do homem, e o levantar também é do homem (Pv 24:16; Ef 5:14)! "O dinheiro é a raiz de todos os males" Às vezes, por não lerem a Bíblia com atenção, alguns pregadores caem no erro de omitir parte dos versículos bíblicos, gerando confusão. O dinheiro é importante e precisamos dele para a nossa manutenção.
O errado é pôr o coração nele (Mt 6:19-21). É por esse motivo que Paulo não condenou o dinheiro, mas sim a ganância e a avareza: "Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores" (I Tm 6:10). "O pouco com Deus é muito" Há pregadores citando essa frase como se fosse bíblica. É verdade que a matemática de Deus é diferente, pois quanto mais se tira tanto mais é acrescentado (Pv 11:24). Todavia, conquanto a frase em questão seja correta, ela não está registrada no Livro Sagrado. "Os viciados não herdarão o reino de Deus" A palavra "viciado" se aplica à pessoa que possui qualquer tipo de vício (do latim vitiu, tendência habitual para o mal). Mas a Bíblia não condena de forma explícita os viciados, como ocorre neste pseudo-versículo bíblico.
Alguém poderá perguntar: "Se a Bíblia não condena especificamente o cigarro ou algum tipo de droga, eu tenho permissão para usá-los?" Quando o cânon do Novo Testamento foi encerrado, ainda não havia o cigarro nem as drogas conhecidas hoje, não havendo razão para os escritores neotestamentários condená-los de modo específico. Contudo, está claro nas páginas sagradas que os que destroem o corpo, independentemente da maneira como o fazem, não herdarão o reino de Deus (I Co 6:10-20; Gl 5:19-21). Ademais, Zofar alertou: "Porque ele [Deus] conhece os homens vãos, e vê o vício; e não o terá em consideração?", Jó 11:11. A palavra “Bíblia” aparece na Bíblia? “Bíblia” é uma palavra que não aparece na Bíblia. Ela vem do termo grego biblos, por causa da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiro usados para fazer livros. Com o tempo, a palavra biblos passou a significar “livro”. Biblia é a forma plural (“livros”). A Bíblia, na verdade, é uma coleção de livros. Ela também é conhecida simplesmente como “o Livro”, “o Livro dos Livros”, “o Livro Sagrado”. Qual era a fruta que Adão e Eva comeram? A Bíblia não menciona qual era a fruta da árvore do conhecimento do bem e do mal, que não devia ser comida por Adão e Eva. Uma tradição européia associa essa fruta com a maçã. Em latim, a palavra malum significa tanto “maçã” como “mal”, o que pode ter originado essa tradição. Em que ano nasceu Jesus? Jesus nasceu em Belém da Judéia uns dois anos antes da morte de Herodes, o Grande, o que aconteceu em 4 a.C. Quando o calendário romano foi reformado, séculos mais tarde, houve um erro de uns seis anos no cálculo do começo da era cristã. É por isso que, em vez do ano 1 da era cristã, a data correta do nascimento de Jesus é 6 a.C. Qual é o livro bíblico mais traduzido? A Bíblia foi traduzida e publicada mais do que qualquer outro livro na história. O livro da Bíblia mais traduzido é o Evangelho de Marcos, talvez por ser o mais curto dos quatro Evangelhos e por trazer um relato cheio de ação a respeito da vida e dos ensinamentos de Jesus. Marcos está disponível em cerca de 900 línguas. - A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748. A tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325). - A primeira citação da redondeza da terra confirmava a idéia de Galileu, de um planeta esférico. Bastava que os descobridores conhecessem a bíblia. (Isaías 40:22) - Davi, além de poeta, músico e cantor foi o inventor de diversos instrumentos musicais. (Amós 6:5) - O tio e a tia de Jesus se tornaram "crentes" na sua pregação antes de sua crucificação. (Lucas 24:13:18, João19:25) -O nome "cristão" só aparece três vezes na Bíblia. (Atos 11:26, Atos 26:28 e I Pedro 4:16) - A "Epístola da Alegria" , a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem 21 vezes na epístola. - Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. (Provérbios 19: 17) - O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje. (Naum 2:4) - A mensagem através de "out-doors" é uma citação bíblica detalhada. (Habacuque 2:2) - O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas - filho de Isaias.(Isaías 8:3-4) - Você sabia que a palavra fé é encontrada apenas quatro vezes no Antigo Testamento? (Hc 2:4; Jz 9:16, 9:19; e 1Sm 21:5) - Você sabia que a palavra "DEUS" aparece 2.658 vezes no V.T. e 1.170 vezes no N.T. num total de 3.828 vezes? - Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes. - O maior versículo é no livro de Ester capítulo 8 versículo 9. - O menor versículo é no livro de Êxodo capíluto 20 versículo 13. - O versículo central da Bíblia é o Salmo cap: 118 ver:8, o qual divide a mesma ao meio. - Os livros de Ester e Cantares de Salomão não possuem a palavra DEUS. P: Qual a mãe que recebeu um salário para criar o seu próprio filho? R: Joquebede, mãe de Moisés. Êxodo 2:8,9,10.
P: Qual o nome do homem acusado por sua esposa de derramar sangue? R: Moisés. Êxodo 4:24,25.
P: Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? R: Anrão, pai de Moisés. Êxodo 6:20. P: Onde se lê na Bíblia que as águas, por serem amargas, não serviam para consumo, porém tornaram-se doces depois? R: Êxodo 15:23,24,25. P: Onde se encontra a lei, por meio da qual um escravo ganhava liberdade por perder um dente? R: Êxodo 21:27.
P: Onde se lê na Bíblia que os israelitas foram advertidos para obedecerem a um Anjo? R: Êxodo 23-20,21. P: Quem foi o primeiro bígamo citado na Bíblia e quais eram os nomes das esposas? R: Lameque. Ada e Zilá. Gênesis 4:19. P: Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado? R: Jabal. Gênesis 4:20. P: Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta? R: Jubal. Gênesis 4:21. P: Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo? R: Melquisedeque. Gênesis 14:18. P: Qual é a única mulher cuja idade é mencionada na Bíblia? R: Sara. Gênesis 23:1. P: Onde lemos na Bíblia de camelos se ajoelhando? R: Gênesis 24:11.
P: Quais os nomes dos filhos de Abraão? R: Zinrá, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque, Sua (filhos de Quetura), Isaque (filho de Sara) e Ismael (filho de Hagar). Gênesis 25:2,9. P: Quais os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo? R: Obadias, Filemom, II João, III João e Judas.
P: Quantas letras a Bíblia contêm aproximadamente ? R: 3.566.480 letras. P: Quais os livros da Bíblia que terminam com um ponto de interrogação? R: Lamentações, Jonas e Naum. P: Qual o menor livro da Bíblia? R: II João (possui somente 13 versículos). P: Qual o maior livro da Bíblia? R: Salmos (possui 150 capítulos).
P: Qual o menor capítulo da Bíblia? R: Salmo 117 (possui 2 versículos). P: Qual o maior capítulo da Bíblia? R: Salmo 119 (possui 176 versículos). P: Qual o menor versículo da Bíblia? R: Jó 3:2 (possui 07 letras). 8. Qual o maior versículo da Bíblia? R: Ester 8:9 (possui 415 caracteres). P: Quantas palavras a Bíblia contêm aproximadamente? R: 773.693 palavras.
P: Quantos capítulos e quantos versículos a Bíblia possui? R: 1.189 capitulos e 31.102 versículos. P: Em quais os livros da Bíblia não encontramos a palavra Deus? R: Ester e Cantares de Salomão.
Assinar:
Postagens (Atom)