Uma coisa é Deus, em Sua soberania e sem diminuir esta soberania, dar ao homem o poder para se rebelar contra Ele. Isto abriria a porta para o pecado, sendo o homem unicamente responsável por sua livre escolha.
Outra coisa é Deus controlar tudo de tal maneira que Ele deve efetivamente causar o pecado do homem.
É uma falácia imaginar que, para Deus estar no controle de Seu universo, Ele precisa, por essa razão, preordenar e iniciar tudo. Deste modo, Ele causa o pecado, depois pune o pecador. Para justificar esta opinião, é argumentado que “Deus não tem nenhuma obrigação de conceder Sua graça àqueles que Ele predestina para o julgamento eterno.
” De fato, obrigação não tem nenhuma relação com graça.
Na verdade diminui a soberania de Deus sugerir que Ele não pode usar para seus propósitos o que Ele não preordena e origina.
Não há razão lógica nem bíblica por que um Deus soberano, por Seu próprio plano soberano, não poderia conceder a criaturas feitas à Sua imagem a liberdade de escolha moral genuína.
Muitas vezes um ateísta (ou um sincero indagador que está perturbado pelo mal e o sofrimento) lança em nossas faces, “Você alega que seu Deus é todo-poderoso. Então por que Ele não interrompe o mal e o sofrimento? Se Ele pode e não faz, Ele é um monstro; se Ele não pode, então Ele não é todo-poderoso!” O ateísta pensa que nos encurralou.
A resposta envolve certas coisas que Deus não pode fazer. Mas Deus é infinito em poder, então não deve haver nada que Ele não possa fazer! Sério? O próprio fato que Ele é infinito em poder significa que Ele não pode falhar. Há muito mais que seres finitos fazem todo o tempo que o infinito, absolutamente soberano Deus não pode fazer por Ele ser Deus: mentir, trapacear, roubar, pecar, se enganar, etc. De fato, muito mais que Deus não pode fazer é vital para nós entendermos quando enfrentamos desafios de céticos.
muitas perguntas que muitos cristãos não podem responder. SAO JOAO 5.39 ELE PEDE PARA EXAMINAR AS ESCRITURAS ...
NEM TODOS OS PAIS tem parado para se preocupar se dedicar em ensinar em casa, desafios intelectuais e teológicos que suas crianças progressivamente enfrentam, desafios para os quais a juventude de hoje não encontra respostas pregadores atras de púlpitos e das aulas dominicais.
assims endo gradativamente vejo nas igrejas varias dela s ond etenho passado pregando e mesmo nos lares nas reunioes familiares empresas onde ja vistei ,que gradativamente pessoas daqueles educadas em lares e igrejas evangélicos estão afastando d eixando morrer ou apostatando da fé que vem de ouvir a palavrad e DEUS .
Poder e soberania é a panacéia? centenas de crentes cristãos sup por alto pensam que sim. Todavia há muito pelo qual a soberania e o poder são irrelevantes.
Deus age não apenas soberanamente, mas com amor, graça, misericórdia, justiça e verdade. Sua soberania é exercitada somente em perfeita harmonia com todos os Seus outros atributos.
Há muito que Deus não pode fazer, não apesar do que Ele é, mas por causa de quem Ele é.
Ele não pode fazer algumas coisas justamente por ser onipotente.
”
Por causa de Sua absoluta santidade, é impossível para Deus praticar o mal, fazer com que outros pratiquem ou até tentar alguém ao mal: “Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.” (Tg 1.13)
Existe passagens na biblia que Deus tentou seus escolhidos ? “Deus provou a Abraão” (Gn 22.1). A palavra hebraica aí e por todo o Velho Testamento é nacah, que significa testar ou provar, como num teste de pureza de um metal.
Não é tentar para pecar. U m teste a fé e a obediência de Abraão. Se Deus não pode ser tentado, por que Israel é alertado, “Não tentareis o Senhor vosso Deus” (Dt 6.16) ? Somos até informados de que em Massá, ao pedir água, “tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?” (Ex 17.7). Mais tarde eles “E tentaram a Deus nos seus corações, pedindo comida segundo o seu apetite... dizendo: Poderá Deus porventura preparar uma mesa no deserto? provocaram o Deus Altíssimo” (Sl 78.18-19, 56).
Deus não estava sendo tentado para realizar o mal, Ele estava sendo provocado, Sua paciência estava sendo testada.
deveria aguardar obedientemente que Ele suprisse suas necessidades, Seu povo estava pedindo que Ele usasse Seu poder para dar a eles o que queriam para satisfazer seus desejos. A “tentação” de Deus era um desafio blasfemo forçando-O a, ou ceder ao desejo deles, ou puni-los pela rebelião.
Quando Jesus foi “tentado pelo diabo” para lançar-se do pináculo do templo para provar que os anjos Lhes sustentariam em suas mãos, Ele lembrou, “Não tentarás o Senhor teu Deus” (Mt 4.1-11).
falando mais claro , colocar-nos deliberadamente em um lugar onde Deus deva agir para nos proteger é tentá-lO.
Tiago então diz, “Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” A tentação ao mal não vem de fora mas de dentro.
O homem que não poderia possivelmente ser “tentado” para ser desonesto nos negócios pode sucumbir à tentação de cometer adultério e, assim, ser desonesto com sua mulher.
Deus não estava tentando Adão e Eva para pecar quando Ele diz para eles não comerem de uma árvore em particular. Eva foi tentada por sua própria cobiça e desejo egocêntrico. Até na inocência o homem podia ser egoísta e desobediente. Vemos isto em jovens infantes que por enquanto não sabem a diferença entre o certo e o errado.
Além disso, há muitas outras coisas que Deus não pode fazer.
Deus não pode se contradizer, negar a Si mesmo . Ele não pode mudar. Ele não pode voltar atrás em Sua Palavra.
Ainda mais em relação à humanidade, há algumas coisas que Deus não pode fazer que são muito importantes para entender e explicar aos outros.
Um dos conceitos mais fundamentais (e menos entendido pelas pessoas “religiosas”) é este: Ele não pode perdoar o pecado sem a pena ser paga e aceita pelo homem.
apesar de Sua soberania e infinito poder Deus não pode perdoar quem Ele quer, Ele não pode simplesmente apagar o passado deles no registro celestial? É isso mesmo que o senhor(a)leu. Ele DEUS não pode, porque Ele é também perfeitamente justo.
ALGUEM PODE ATÉ DIZER ; “que Deus quer salvar toda a humanidade mas falta o poder para fazer isso? É uma negação da onipotência e soberania de Deus se houver algo que Ele deseja mas não possa realizar.” De fato, onipotência e soberania são irrelevantes em consideração ao perdão.
Cristo no Jardim na noite anterior da cruz gritou, “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice...” (Mt 26.39).
COM 100% DE ACERTO se tivesse sido possível proporcionar salvação de outra forma, o Pai teria isentado Cristo dos excruciantes sofrimentos físicos da cruz e a agonia espiritual infinita de sofrer a pena que Sua perfeita justiça tinha pronunciada sobre o pecado.
Mas até para o Deus onipotente não houve outro jeito. Raciocine comigo, um juiz tenha diante dele um filho, uma filha ou outra pessoa amada considerada culpada de múltiplos assassinatos pelo júri. Apesar de seu amor, o juiz deve confirmar a pena exigida pela lei.
O amor não pode anular a justiça; a unica forma que Deus poderia perdoar pecadores e continuar justo seria que Cristo pagasse a pena pelo pecado (Rm 3.21-28).
======================================================================
========================================================================
DEUS NAO PODE FAZER PELA SUA SALVAÇAO E DE SEUS PARENTES AMIGOS O QUE ?
a )Com todo seu infinito poder não pode forçar ninguem a amá-lo.
b) Ele não pode forçar ninguém a aceitar um presente. Pela própria natureza do amor e da doação, o homem deve ter o poder de escolha.
A recepção do amor de Deus e do dom da salvação através de Jesus Cristo pode somente ser por um ato do livre-arbítrio do homem. Alguns argumentam que se a vontade de Deus fosse que todos os homens fossem salvos, o fato de todos não serem salvos significaria que a vontade de Deus seria frustrada e Sua soberania aniquilada pelos homens.
É também argumentado que se o homem pudesse dizer sim ou não a Cristo, ele teria a palavra final em sua salvação e sua vontade é mais forte do que a vontade de Deus: “A heresia do livre-arbítrio destrona Deus e entrona o homem.”
Temos poder de escolhas dado por DEUS
Não há nada na Bíblia ou na lógica que sugere que a soberania de Deus requer que o homem seja impotente para fazer uma escolha real, moral ou de qualquer outra maneira.
Dar ao homem o poder para fazer um escolha genuína, independente, não diminui o controle de Deus sobre Seu universo.
Sendo onipotente e onisciente, Deus certamente poderia arranjar as circunstâncias para impedir que a rebelião do homem possa frustrar Seus propósitos. De fato, Deus poderia até usar o livre-arbítrio do homem para ajudar a cumprir Seus próprios planos e por meio disso ser ainda mais glorificado.
O grande plano de Deus desde a fundação do mundo para conceder ao homem o dom de Seu amor impede qualquer faculdade para forçar esse dom sobre qualquer uma de Suas criaturas. Tanto o amor quanto os dons de qualquer espécie devem ser recebidos.
A força perverte a transação.
O fato que Deus não pode falhar, mentir, pecar, mudar ou negar a Si mesmo não diminui Sua soberania que é total. Ele menos soberano não é por nao poder forçar alguém a amá-lo ou a receber o dom da vida eterna por Jesus Cristo. ma s nessa hora de escolha humana que o diabo que é enganador trabalha coma filha dele , a mentira . joao 8.44
Nenhum ser humano pode fazer algo para merecer ou ganhar o amor ou dom.
Eles devem ser dados livremente do coração de Deus sem qualquer razão que não seja o amor, a misericórdia e a graça.
Maravilhosamente, em Sua graça soberana, Deus assim constituiu o homem e teve a intenção que o homem recebesse esse dom voluntariamente por um ato de sua vontade e respondesse com amor ao amor de Deus.
Nosso poder d e escolher abre a porta para algo maravilhoso muito distante do nosso entendimento :
laços comum acordo aproximaçao entre o criador e sua criaçao feita do pó .
VOCE ja pensou ,pensou que sem o livre-arbítrio o homem não poderia receber o dom da vida eterna, por isso Deus não poderia dar este dom a ele. até menor que os animais sem esta escolha d e voltar-se para o PAI .
QUE GRAÇA TERIA OS ROBOZINHOS DE DEUS ( SE ASSIM FOSSE) quando criança a gente ganha aqueles brinquedinhos d ecorda eletrico ou a pilha , brinca brinca depois encosta ali porque cansou de ver algo repetitivo e ao nosso comando , ja viu isso ?
É o poder de escolha genuína do próprio coração e vontade do homem que Deus tem soberanamente dado a ele que possibilita Deus a amar o homem e para o homem receber esse amor e para amar Deus em resposta “porque ele nos amou primeiro” (1Jo 4.19).
É impossível que o poder de escolha pudesse desafiar a soberania de Deus visto que é a soberania de VOCE ENTENDEU QUE DEUS QUER DAR E RECEBER AMAR E SER AMADO FALAR E SER OUVIDO !
ELE oferece sim o bem maior ao homem para retornar a ele a cada dia ( me refiro a ti tambem pastor presbitero diacono e filho de DEUS )
Mas , muitos pecam e estao a caminho do fogo eterno mesmod entro das igrejas por errar o alvo do seu SOBERANO CRIADOR !.
ENTRE TANTAS COISA S VISTAS SOBRE O QUE ELE DEUS NAO PODE FAZER , NADA DISSO O DEIXA SEM SEU PODER E SOBERANIA TOTAL .
tambem temos poder dado por ele de rejeita-lo ou aceita-lo obedecer oud esobedecera s ordens pedidos DELE.
ANUNCIEMOS AS BOAS NOVAS PLANTEMOS A CADA DIA PARA COLHERMOS UM DIA FUTURO .NOA MOR E NA PAZ DE CRISTO
servo e pastor antonio marcos - igreja nova vida bauru sp
contato 14 32392007 = face book ; antonio marcos alavarce .
======================================================================
Nenhum comentário:
Postar um comentário