segunda-feira, 15 de julho de 2013

DE OLHO NA ÁGUA

 de  olho na  agua . 
Ora, em Jerusalém, próximo à porta das ovelhas, há um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco alpendres. Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados [esperando o movimento da água.] [Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.] João 5: 2-4 Betesda em hebraico significa Casa de misericórdia, imagine a balburdia e aglomeração que era aquele lugar, veja: - Grande multidão de enfermos, cegos e etc. -

 Esperando o movimento das águas - Só um sarava, o primeiro que ali entrasse.imagine as cenas possíveis: - Alguém joga uma pedra no poço, por brincadeira ou maldade mesmo; -uma pombinha, soltando um  cocozinho  la d e cima  , até o vento poderia mover a  agua . Então... Alguém por engano grita: “A água mexeu !!!” Da para imaginar, pela correria, os cegos esbarrando em outras pessoas; aleijados sendo pisados e a multidão que chegou ao poço, nem sequer pode identificar quem foi o primeiro que chegou; o curado, ou ainda quem gritou que o anjo tinha agitado a água.

 O local parece ajustar-se à descrição bíblica. “Milagres” e acontecimentos relacionados com a água. A água é fonte de vida, sem água não há vida, e talvez, por causa disso existam tantos “milagres” e acontecimentos “fabulosos” relacionado com a água.

um grande  erro passar tempo olhando para a  agua
Achava-se ali um homem que, havia trinta e oito anos, estava enfermo. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhe: Queres ficar são? João 5: 5-6 Homem persistente este, não? 38 anos esperando um milagre, ele botou toda a sua esperança no tanque de Betesda, homem de fé! Perceba que apesar da fé, da persistência dele, ele estava pondo a sua confiança em um erro olhando  firme  para  o lado errado
 pois Jesus foi até ele.

 Normalmente a multidão buscava Jesus, mas nesse caso e em outros poucos poucos (salvo-engano: O ex-endemoniado geraseno, que tinha uma legião de demônios em Lucas 8: 26-39, e a viúva de Naim em Lucas 7: 11-17, fora estes três casos, alguém sempre chama a Jesus, direta ou indiretamente). Então Jesus foi até o enfermo.
JESUS PASSOU EM MEIO  AO POVO, o mestre falou diretamente a com ele , e ele  não olhou para ver Jesus
 apesar de toda a convicção humana, persistências e fé, a pessoa pode estar errada, salvo é claro, se estiver com Cristo que é a única certeza desta vida e da futura. Esperando em homens Respondeu-lhe o enfermo: Senhor, não tenho ninguém que, ao ser agitada a água, me ponha no tanque; assim, enquanto eu vou, desce outro antes de mim. João 5:7 , ele esperava alguém para o levar, esperou 38 anos por alguém para o levar, Jesus estava ali mas ele esperava alguém que o levasse até a água.
Muitas vezes nós estamos assim, esperamos em homens.

 Disse-lhe Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda. Imediatamente o homem ficou são; e, tomando o seu leito, começou a andar.
Ora, aquele dia era sábado. Pelo que disseram os judeus ao que fora curado: Hoje é sábado, e não te é lícito carregar o leito. Ele, porém, lhes respondeu: Aquele que me curou, esse mesmo me disse: Toma o teu leito e anda. Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito e anda? Mas o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se retirara, por haver muita gente naquele lugar. João 5: 8-13 Veja que o homem não conhecia Jesus, esperava por uma crendice e por alguém forte a ponto de levá-lo nos braços rompendo multidão, um homem tipo assim, “Sansão”. Da para entender que ele já tinha se acostumado com a situação, não tinha fé nenhuma em Cristo. Porém, vem a ordem de Cristo: Levanta-te, toma o teu leito e anda!Isso foi uma ordem.

Fazendo uma comparação minúscula, seria como se nós estivéssemos desapercebidos e detraídos então ouvimos um grito: Corre! Você corre para depois saber por que esta correndo. Provavelmente foi isto que aconteceu com esse ex-enfermo, ele só percebeu que estava andando quando alguém disse a ele que não era para andar segurando seu leito num sábado. Ele ficou “num mato sem cachorro” não sabia quem mandou ele andar com o leito, nem sequer podia descrever Jesus, pois nem olhou para Ele.

 ingratidão Depois Jesus o encontrou no templo, e disse-lhe: Olha, já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior. Retirou-se, então, o homem, e contou aos judeus que era Jesus quem o curara. Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado. João 5: 14-16 Realmente este homem não tinha nenhum compromisso com Cristo, ele só queria ficar esperando pelo “Anjo agitador de águas”, mesmo depois de curado ele não demonstra nenhum agradecimento, muito pelo contrario, ele vai denunciar Cristo aos judeus, pelo “crime” de curá-lo num sábado. Conclusão Nós devemos ter sempre a mente aberta para crer na verdade e abandonarmos o erro, Jesus é a verdade, João 14:6.
 Palavra de Deus é a verdade João 17:17. No mais. O resto é esperar pelo vento.

 Quem observa o vento, não semeará, e o que atenta para as nuvens não segará. Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da que está grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. Eclesiastes 11: 4-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário