quarta-feira, 5 de junho de 2013

HÁ ERROS NA BIBLIA ????? - APRENDA A QUI

mensagens bíblicas » home » mensagens bíblicas » mensagem 21/10/2012 às 16h07
por Álvaro
 Magnum Existem controvérsias na bíblia?
Como explicar as diferenças encontradas nela? O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei. Oséias 4:6 imprimir promover 1 Comentário Pergaminho biblico tamanho do texto:A+A- Atentem fortemente para as seguintes proposições: Se Deus tem um amor tão misericordioso, nos ama e pediu que não matássemos (Exo 20:13, Mat 19:18, etc.), por que ele mesmo dizimou cidades inteiras (Gen 19:24) e autorizou matanças (Deu 7:2)? Como é que Deus aceitava oferendas e sacrifícios (Gen 4:4) se hoje isso é considerado até mesmo satânico? Alguns evangelistas narram fatos de formas diferentes. Não existem evidências históricas a respeito da ressurreição de Jesus, o que torna a bíblia bastante controversa.

 Existem outras tantas controvérsias na bíblia que eu precisaria de um grande espaço para listar todas elas. Ensinamentos e passagens nos mostram uma coisa agora e mais tarde nos mostram outra, correto? Errado. O mundo está cheio de coisas assim para nos pregar peças. O diabo vai se utilizar de frases bonitas e bem elaboradas para nos enganar, mas não temam, ele é um doido (afinal o cara conhecer o paraíso e "pedir pra sair" é coisa de doido mesmo). Antigamente eu lia esses falsos ensinamentos e me enchia de dúvidas, mas devemos pensar diferente.
 A lógica está do nosso lado e é bem simples: se eu estou com a verdade, se a bíblia é a verdade, e isso é verdade, então existe um erro em cada uma dessas mensagens. Se a verdade está do meu lado, do outro lado há um erro, uma mentira. Só temos que encontrar onde está a pegadinha. Algumas vezes vai ser mais difícil porque o doidão do diabo junta verdades com mentiras para nos confundir, ele é o pai da mentira, um mestre nisso. A partir de hoje (espero que antes disso para a maioria) vocês estarão imunes a estas armações.

 Nós vamos ver que estas ditas controvérsias na verdade são complementos que corroboram com a verdade da bíblia e a ratifica. Lembrem-se que a palavra de Deus é uma só, Ele não é como nós que uma semana dizemos uma coisa, para mudarmos de ideia completamente na semana seguinte. Faremos uso da apologética cristã no estudo de hoje. Apologética é uma derivação da palavra apologia, significa defesa. Ela se propõe a defender nossa fé com firmeza de maneira tão forte e com evidências tão fortes como as que a ciência utiliza para defender suas teses. Existem muitos bons livros a este respeito que podem fortalecer sua fé e tirar muitas dúvidas, mas sempre tenha de lado a bíblia. Ela é a fonte de tudo e deve ser sempre conferida para que você não seja enganado. Vamos começar destacando o principal, o ENTENDIMENTO. Esse é o ponto mais importante. Quem ler e não entender o que foi lido, provavelmente vai encontrar falsas controvérsias. Se Deus é tão bom assim porque ele matou e ordenou que matasse? Como é possível pregar o amor depois disso? Seria controvérsia? Embora "pareça" não ser coerente, mas a resposta é não. Se você ler com atenção, vai ficar óbvio pra você. Deus é bom, sua bondade ultrapassa nosso sentido do que é a bondade, seu amor é infinito, mas você vai ver que ele também é justo da mesma maneira. Sua justiça não vai deixar passar um til sem que tudo seja acertado.

 O preço para o pecado é a morte, se você pecou algo vai morrer. Pode não ser agora, pode não ser com você, mas algo morre, algo em você morre, você pode morrer. É por causa da justiça de Deus que deve haver a morte, a morte do pecado. O amor de Deus quer dizer que Ele é tão bom que nos aceitará de volta desde que peçamos perdão (arrependimento) e voltemos para os braços dEle. Ele nos ama como somos porque nunca seremos como deveríamos ser. Deus faz isso, nos perdoa, apesar de não merecermos. O homem é muito ruim e capaz de praticar atrocidades indizíveis. Deus, ainda assim, o receberá de volta. Mas deve haver a volta. Se não voltarmos para Deus isso significa que estaremos no pecado e o nosso destino seria, literalmente, a morte.

 Deus deu muitas chances aos homens de Sodoma e Gomorra, inclusive pouparia a cidade se houvessem justos por lá, mas não havia.
 Sua justiça não deixa os maus impunes. Amar não quer dizer que não ficaremos chateados uns com os outros. Eu amo minha esposa, minha mãe, meu pai, minha irmã. Isso não quer dizer que eu não fique chateado com eles de vez em quando, ou eles comigo. Deus já ficou chateado inúmeras vezes com os humanos, a época do dilúvio foi uma dessas vezes, por exemplo. Então estas mortes não só comprovam o amor de Deus para conosco, como também comprovam sua justiça. O amor e a justiça de Deus estão presentes na bíblia, do início ao fim, sem controvérsias e caminhando lado a lado. Como é que as pessoas faziam oferendas e sacrifícios a Deus no passado para que seus pecados fossem perdoados e depois isso passou a ser desnecessário? Isso pode até mesmo ser considerado satânico hoje em dia. Mais uma vez o entendimento do que foi lido é essencial aqui. A explicação é esta: no antigo testamento nós não tínhamos Jesus, os homens tinham um relacionamento diferente com Deus, alguns conseguiram inclusive conversar, literalmente, com Ele. A fé e a salvação estavam intimamente ligadas a este cenário da época. Alguns templos eram construídos para se fazer adorações a Deus e as pessoas ofereciam cordeiros em sacrifícios, tanto para adorarem, como para terem os pecados perdoados. Isso era comum na época, fazia parte da cultura da época. Tudo isso mudou completamente com a chegada de Jesus. Deus mandou seu único filho para sofrer e morrer por nossos pecados. Ele foi o último cordeiro/sacrifício que teve que morrer para que nossos pecados fossem perdoados.
 Por isso ele é chamado de Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. Por causa deste sacrifício nós não precisamos mais fazer sacrifícios hoje em dia. Na verdade não precisamos fazer mais nada além de nascer novamente pra Ele e nEle viver. Quer sacrifício maior do que o de Jesus? O filho de Deus em carne e osso se entregou por nós, não há nada maior do que isso. Então não há contradições em serem necessário sacrifícios antes e não mais depois disso e hoje em dia. Não há controvérsias. Existe uma sequência lógica de passos, bem definidas, ANÚNCIADAS E PREVISTAS, que cominam e justificam o triste, porém belo, sacrifício de Jesus.
 Deus quis assim, ele falou que seria assim e ainda mostrou indícios no velho testamento de que seria assim. Existem alguns estudos bíblicos intitulados "Encontrando Jesus no Velho Testamento", procurem e confiram. Deus anunciou a chegada de Jesus muitas vezes. Tentem fazer um comparativo da história de Abraão e Isaac (Gen 22:2) com Deus e Jesus (João 3:16), por exemplo. Sempre que alguém encontra algo que ela considera que seja contradição, provavelmente ela não entendeu 100% a passagem, talvez falte um complemento. Analisar o trecho a partir de uma outra ótica/perspectiva, ou a busca por alguém mais experiente e que estude a bíblia a mais tempo pode ser uma das saídas. Pergunte a alguém, ou várias pessoas, não fique com a dúvida



. O próximo item fala a respeito das diferenças encontradas em algumas narrações de alguns evangelistas. Muitos historiadores e ateus utilizam-se dessas passagens para tentar desacreditar a bíblia. Estas diferenças existem? Sim, com certeza, mas existem explicações. A bíblia original tem seu Antigo Testamento em hebraico e o Novo Testamento em grego. Ainda existem algumas escrituras e documentos bíblicos que foram escritos em Aramaico, a língua que Jesus falava. Para ela chegar a esta versão "bonitinha" que você tem em casa, em português, ela passou por várias traduções, vários tradutores e várias versões. Experimente pegar 3 bíblias diferentes com alguns amigos e verifique as diferenças. Algumas versões vem em linguagem mais fácil, outras versões são mais complexas, em algumas há troca de palavras, algumas são dedicadas às mulheres, outra aos homens, família, etc. Independentemente de qualquer uma dessas coisas, o que você tem que perceber é que a essência da palavra não muda. No final você vai perceber que a mensagem transmitida é a mesma. Para quem não entende, a troca de algumas palavras pode INDUZIR a uma troca de sentido no entendimento do que a bíblia diz, por isso algumas pessoas dizem que há controvérsias. Contudo, mais uma vez, é o entendimento delas que está errado. A bíblia, embora fruto de inspiração divina, foi escrita por pessoas bem distintas em épocas diferentes. Cada pessoa tem seu jeito de escrever e falar. Cada pessoa tem sua cultura e é influenciada pelo meio que a cerca. Não é porque eu contei a história de um jeito diferente que ela será uma mentira, ou controversa. Por exemplo, vamos supor que minha esposa e eu fôssemos a um evento de comemoração de ano novo. No outro dia alguns amigos podem nos perguntar como foi a festa. Eu que sou homem vou tentar ser o mais rápido possível na resposta e posso dizer: "rapaz, foi tudo muito bom, acho que tinha mais de 1000 pessoas, estava todo mundo contente".

Minha esposa que é mulher, e as mulheres são bem mais detalhistas do que a gente, pode responder assim: "foi muito bom, todas as mulheres estavam de branco e com sandálias douradas, havia umas 2000 pessoas, a maior parte estava alegre, mas a família do Osvaldo estava triste porque perderam um filho na semana passada". Agora percebam que as duas histórias são diferentes, mas nenhuma é mentira ou elas se contradizem. Alguém pode questionar que eu falei em 1000 pessoas e minha esposa 2000. Na verdade eu falei que tinha mais do que 1000 pessoas, então 2000 também é um número válido (embora provavelmente minha esposa tenha errado na contagem, brincadeira). Outros podem dizer que eu falei que estavam todos alegres, embora existissem pessoas tristes na festa. Isso quer dizer que, na minha visão geral, eu não havia visto ninguém triste, e que, em sua maioria, as pessoas estavam contentes. Minha esposa foi mais atenta e observou que algumas pessoas estavam tristes, ainda observou as roupas das mulheres (suas esposas também são assim?). O que eu quero que vocês percebam é que os diferentes relatos em vez de serem controversos, na verdade se completam. O mesmo ocorre com a bíblia. Vocês sabiam que Lucas era médico? Pois é, e se vocês lerem a bíblia direitinho vão ver que ele foi bem detalhista em alguns relatos. Normalmente os médicos são bem detalhistas. Reparem o quanto ele narra bem o nascimento de Cristo, sua narração é mais vívida do que a dos outros "autores". Na parte da tríplice negação de Pedro também existem fatos que foram narrados por uns, e por outros não. Apenas uma pessoa relata que Pedro olhou pra Jesus quando ele O negou pela terceira vez (deve ter sido extremamente doloroso). Fica como dever de casa vocês encontrarem quem viu este fato. A verdade é que quanto mais você ler as passagens que os outros dizem ser contradições, mais você vai ver o quanto elas são complementos uma das outras. Por fim vamos acabar com o mito das evidências históricas. O homem tem o péssimo hábito de ter que ver pra acreditar, é normal do ser humano. Nós, acostumados com as batalhas e os sacrifícios da vida, queremos provas pra tudo.
 Quem aqui nunca pediu que Deus aparecesse e se mostrasse pra você? Quem aqui nunca pediu um sinal físico de Deus para apontar algo? Nós fazemos isso em momentos de tristeza, fraqueza. Sabemos que é errado, sabemos que devemos ser mais fortes. Isso pode ser muito difícil, por isso devemos estar sempre vigilantes consigo mesmos. Devemos renovar nossa fé por meio da leitura da palavra e da oração. Amados, até mesmo os discípulos de Jesus tiveram dúvidas, caíram em sua fé, e olhe que os discípulos viram Jesus ao vivo, conversaram com ele, dividiram a mesa com ele, viram seus milagres. Não estou querendo justificar nossas falhas, longe disso, o que quero dizer é que podemos ser muito fortes porque acreditamos sem ver, nos levantamos e erguemos nossa fé sem ter tido a mesma oportunidade que os apóstolos tiveram. Também alerto que devemos nos desintoxicar deste mal. A fé deve nos bastar e seremos recompensados por isto. O fato é que a ciência e os homens, em geral, só acreditam nas coisas se tiver como prová-las matematicamente, ou fisicamente.

A arca de Noé foi desacreditada por muito tempo até que, em 2010, encontraram vestígios do que pode ter sido uma arca e evidências de que pode ter havido uma grande inundação na Terra, e aí a ciência passou a cogitar que a história da arca de Noé pode ter sido baseado em algum caso real. Em 2002 foi encontrada, em Jerusalém, uma urna com restos mortais de uma pessoa. Nessa urna estava escrito que esse indivíduo era irmão de Jesus e a ciência encontrou mais uma prova de que Jesus realmente habitou entre nós. Encontrar, ou não encontrar algo, não desacredita a bíblia nem contradiz ela. Eu já perdi um relógio e até hoje eu nunca encontrei ele, isso não quer dizer que meu relógio não tenha existido. Percebam que isso é algo recente, imagine um objeto ou coisas com mais de 2000 anos de idade. Algumas coisas serão encontradas, e, de fato já foram encontradas, mas a grande parte, na verdade quase todas, não serão. Então se sua fé se baseia apenas em evidências históricas reflita um pouco. Do que mais você precisa? Apenas com as coisas que já foram encontradas, apenas com a palavra de Deus na bíblia, já é possível acreditar sem medo. Se o episódio da ressurreição de Jesus tivesse ocorrido nos dias atuais, nenhum tribunal do mundo refutaria o fato, dada a quantidade de testemunhas. Acreditem, tenham fé no nosso Deus. Jesus é a verdade, e a verdade está do nosso lado. fonte: Missão Gospel
FIM.
======================================================================






Nenhum comentário:

Postar um comentário