quarta-feira, 12 de junho de 2013

tipos de amor

quem nao sabe o que  busca  , nao saberá o que encontar !

Como sabemos, há diferentes formas e tipos de amor: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida e mais outras dezenas de subdivisões e rotulações.


Já no idioma grego há apenas quatro palavras que sintetizam e concentram a diversidade de termos, comumente, utilizados em outras línguas para definir tão sublime sentimento. São elas: Eros, Storge, Philos e Ágape.

• EROS é o amor carnal, voltado para o sexo. Ele é extremamente egoísta, cego e busca, primeiramente, a própria felicidade - é o amor mais humano, em sua essência. É a paixão romântica dos poetas. Só uma coisa importa: ser correspondido.

• STORGE é o afeto natural, como o que sentimos por pais e filhos. Os casais preferem cativar a seduzir. Normalmente, eles conhecem muito bem um ao outro. Trata-se de um amor afetuoso que se desenvolve lentamente. A atração física não é o principal. O que conta é a confiança mútua e os valores compartilhados.

• PHILOS é também conhecido como "amor fraternal" ou “amor de amizade”. É motivado por razões práticas e baseia-se numa apreciação recíproca. Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer e deseja realizar os interesses pessoais. Ele encara os defeitos e decide se eles podem, ou não, ser superados pelas virtudes.

• ÁGAPE é o amor incondicional, puro. A dedicação ao outro vem sempre antes do próprio interesse. Sente-se bem quando o outro demonstra alegria. É capaz até mesmo de renunciar ao parceiro se acreditar que ele pode ser mais feliz com outra pessoa. Ao invés de sentir atração física, ele ama a alma. Ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não corresponde. Esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço
====================================================================
recomendoe ste face   com fotos lindas ;  https://www.facebook.com/Mr.ErkanTORUNN?ref=stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário