quarta-feira, 26 de junho de 2013

QUEM FOI DAVI

 QUEM FOI DAVI

 A Deus pertence a Gloria, a Deus pertence o Louvor, a ELE a Honra, eternamente amém.

Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas fraquezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como “o homem segundo o meu coração” (Atos 13:22)
- E, quando este foi retirado, levantou-lhes como rei a Davi, ao qual também deu testemunho, e disse: Achei a Davi, filho de Jessé, homem conforme o meu coração, que executará toda a minha vontade.

 Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e poderosa natureza de Deus.

 Foi um homem que viveu com grande prazer. Ele pecou, mas foi rápido em confessar suas  falhas.
 Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno.  Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações.

 Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as conseqüências de seus pecados. Nossa tendência é inverter os papéis. Na maioria das vezes preferimos evitar as conseqüências a experimentar o perdão.
 Embora tenha cometido um grande pecado, Davi deliberadamente não repetiu o mesmo erro. Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram.

 Com freqüência parece que não aprendemos com nossos enganos ou com as conseqüências resultantes deles.   precisamos mudar assim  DEUS  verá em nós  a mudança e nos   atende  com  mais frequencia .

 Davi entre os maiores  homens do  velho testamento  
 por outro  lado ; mentiroso, desobediente, adúltero e assassino. 
A primeira relação abaixo   nos passa  as  qualidades que todos nós gostaríamos de ter;
 a segunda, as que poderiam ser reais a nosso respeito.
  DEUS   mostra  abertamente  nas ecrituras  os fracassos d e Davi 
DAVI ainda é lembrado por seu coração voltado para Deus.

Pontos fortes e êxito: Maior rei de Israel. Antepassado de Jesus. Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11. Descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração.

 Fraquezas e erros: Adulterou com Bete-Seba. Planejou o assassinato de Urias, marido de Bete-Seba. Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo. Não lidou decisivamente com o pecado de seus filhos.

 Lições de vida: A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles. O perdão não remove as conseqüências do pecado. Deus deseja a nossa total confiança e adoração.

 Informações essenciais: Local: Belém e Jerusalém
 Ocupações: Pastor, músico, poeta, soldado e rei.
 Familiares: Pai – Jessé; esposas – Mical, Ainoã, Abigail e Bate-Seba; filhos – Absalão, Amom, Adonias e Salomão; filhas – Tamar e outras; irmãos

 – sete. Contemporâneos: Saul, Jônatas, Samuel e Natã.

 Versículos-chave: “Agora, pois, Senhor JEOVÁ, tu és o mesmo Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens falado a teu servo este bem. Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor JEOVÁ, o disseste; e com a tua bênção será sempre bendita a casa de teu servo” (2 Sm 7.28,29).
 Sua história encontra-se em 1 Samuel 16 a 1 Reis 2. Seu nome também é mencionado em Amós 6.5; Mateus 1.1,6; 22.43-45; Lucas 1.32; Atos 13.22; Romanos 1.3; Hebreus 11.32.

=======================================================================

(I Samuel 13:13) - Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; (I Samuel 13:14)

- Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou. (Salmos 51:1)

- TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.   (Salmos 51:4)

 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. (Salmos 51:10)

- Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. (Salmos 51:12)

 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. (Salmos 51:13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário